quarta-feira, 2 de novembro de 2011
Saiba como agir se seu carro for clonado
A clonagem de veículos faz o bandido ganhar dinheiro e lesa suas vítimas. No golpe, os bandidos copiam a placa, o chassi e até o documento do motorista. De repente, você está em sua casa, quando chega a multa de uma infração que você nunca cometeu.
A arquiteta Maria Lídia Sena foi uma das vítimas da clonagem. Enquanto o carro dela estava na garagem, o clone foi deixado em uma revendedora e o caso só foi descoberto após alguém ligar para ela querendo comprar o automóvel clonado.
Estima-se que 300 mil carros sejam roubados por ano, e 10% acabam sendo clonados. E a venda dos veículos é feita, muitas vezes, em páginas abertas de internet, com preços abaixo do mercado.
Em meio a roubos e clonagens de carro, muitas pessoas ainda não sabem como agir depois de descobrir que seu veículo foi clonado.
Quem teve o carro clonado deve registrar um boletim de ocorrência na polícia e ainda pode acionar a Corregedoria do Detran (Departamento Estadual de Trânsito). A investigação leva cerca de 20 dias.
A partir do momento que o boletim de ocorrência do carro for feito, nenhuma transação de compra poderá ser feita por ele, sem a nota fiscal e o documento original, impedindo assim que o veículo clonado seja passado para outra pessoa.
O possível comprador de um carro também deve ficar atento aos preços muito abaixo do mercado e, antes de fechar o negócio, não deixar de fazer uma vistoria no veículo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário