segunda-feira, 28 de novembro de 2011

PMCG alerta para prevenção da febre amarela antes de viagens áreas de risco

Com o período de férias se aproximando, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Imunização, alerta às pessoas que forem viajar para áreas de matas ou florestas que se previnam contra a febre amarela, tomando a vacina pelo menos 10 dias antes da viagem. A dose é aplicada gratuitamente na sala de vacina que funciona no Serviço Municipal de Saúde, das 7h às 11h e das 12 às 16h e é necessária apenas a apresentação de algum documento que comprove a viagem para as áreas de risco, que incluem Estados do Norte, do Nordeste, como Maranhão e Piauí, além do Centro-Oeste.
Apesar da doença não existir mais nas áreas urbanas das cidades, o vírus ainda da febre amarela circula em regiões silvestres, com matas, florestas e cachoeiras. Os macacos adoecem constantemente com febre amarela e a pessoa pode ser picada por um mosquito que picou recentemente um macaco contaminado, desenvolvendo a doença, que é grave e pode matar. Mas a prevenção é fácil, bastando tomar a vacina e é importante lembrar que mesmo que a pessoa já tenha visitado o local anteriormente, é preciso estar imunizado contra a febre amarela.
A dose da vacina contra a febre amarela tem validade de 10 anos e antes deste período, o Ministério da Saúde não indica a revacinação. A fabricação da vacina é feita com o vírus da febre amarela atenuado e, como todo medicamento, pode causar algum efeito colateral, como dor de cabeça e febre, mas a maioria das pessoas toma a dose e não apresentam nenhum efeito colateral.
Ao tomar a vacina, ela é registrada no cartão de vacinação, que é valido em todo o país e com ele, será emitido o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia, documento que é exigido em viagens internacionais. Alguns países, a exemplos da África do Sul, Peru, Colômbia, Venezuela e Panamá, exigem o certificado de vacinação contra a febre amarela.
Redação iParaíba com Codecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário