sexta-feira, 18 de novembro de 2011

João Pessoa ganha feira exclusiva para alimentos orgânicos

Para aproximar o consumidor pessoense de uma variedade de produtos orgânicos, todos com certificação do Ministério da Agricultura, uma Feira Orgânica vai comercializar frutas e verduras cultivadas sem agrotóxicos, todos os sábados, das 06h às 11h. A feira será montada no estacionamento do Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (Dnocs), que fica localizado no Bairro dos Estados.
A implantação da feira em João Pessoa pretende democratizar o acesso a alimentos orgânicos e ao mesmo tempo proporcionar um aumento na renda dos agricultores que antes comercializavam de forma precária, ou seja, com um custo de preço muito baixo. A iniciativa é resultado de um projeto que conta com o apoio do Sebrae Paraíba, Dnocs, Prefeituras Municipais de Alhandra, Pedras de Fogo, Pitimbu, Lucena, Jacaraú, São Miguel e Taipu e Superintendência Federal do Ministério da Agricultura (Mapa).
Segundo Pablo Queiroz, gestor do projeto de Olericultura do Sebrae Paraíba, com o acesso ao mercado de forma justa ,o feirante garante o fortalecimento da cultura da cooperação proporcionando uma melhoria na renda dos familiares. “A feira orgânica servirá como acesso a novos mercados e, em conseqüência, condições de melhoria de todo o processo envolvido no plantio, produção, colheita e comercialização de produtos da agricultura familiar’’, explica Pablo.
A feira de orgânica terá uma certificação de qualidade para garantir ao consumidor uma boa qualidade dos alimentos. “Aqui na Paraíba esse segmento da agicultura orgânica está cada vez maior, são cerca de 40 feiras distribuidas pelo sertão a zona da Mata’’ de acordo com o coodernador da Comissão Orgânica da Paraíba, Virgínio Carneiro. Para Avanir Ponce, um dos diretores do Dnocs, é uma boa hora para estimular a sociedade sobre a importância e o consumo do orgânico, ressaltando sua qualidade para a saúde. “Vai trazer a comunidade dos bairros mais próximos produtos de qulidade onde o próprio produtor vai poder vender sem intermediadores, garantindo alimentos todos os dias na mesa do consumidor’’,ressaltou Avanir.
Sebrae

Nenhum comentário:

Postar um comentário