Porque as varizes aparecem?
O primeiro ponto é a tendência genética familiar, ou seja, a hereditariedade. “Se a tia tem, a mãe têm, essa mulher tem uma tendência grande a ter varizes e pode apresentá-las cedo”, explica Calógero Presti, presidente da regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). Em segundo lugar, a pessoa tem de se mexer! “Alguns estudos demonstram que os moradores da cidade têm apresentado mais varizes do que os do interior, já que estes caminham mais”, afirma o cirurgião vascular Paulo Motta Guimarães, membro da SBACV. A obesidade está entre os fatores que também prejudicam a circulação, já que o retorno venoso fica mais difícil com o aumento de peso.Os fatores ambientais também influenciam – e muito – no aparecimento de vasos e varizes. “Se a pessoa trabalha muito tempo sentada, como uma secretária, por exemplo, essa situação pode agravar a evolução da doença. Por outro lado, quem fica muito tempo parado em pé também pode acelerar o aparecimento de varizes”, diz Calógero. O ideal,é movimentar-se constantemente. reforçam os médicos,
Fazer depilação com cera quente dá varizes
MITO
O uso de cera quente não vai fazer com que as varizes apareçam. No entanto, o calor do produto pode agravar o problema em quem já o tem. Por isso, nesses casos, os médicos não recomendam sauna, banho com água muito quente e excessiva exposição ao sol.
A SAÚDE DA MULHER
Novo exame mostra resultado de implante de silicone antes da cirurgia
Já pensou em testar os seios novos antes mesmo de colocar o silicone? Um novo exame em 3D, já disponível na Inglaterra, permite que as mulheres vejam como ficarão os seios depois do implante. E alguns cirurgiões garantem que, depois da experiência, a maioria das candidatas acaba optando por próteses menores.
O exame na máquina batizada de Vectra Sculptor Morphing custa cerca de R$ 550. Também pode ser utilizado para visualizar o resultado de cirurgias plásticas no nariz e implantes no queixo. “Temos uma visão muito realista e precisa de qual será o resultado depois da cirurgia”, diz o especialista Miles Berry.
Mitos e verdades sobre vasos e varizes
As altas temperaturas favorecem o uso de saias, vestidos e roupas que deixam as pernas de fora. Mas muitas mulheres passam longe de qualquer uma dessas opções. Os motivos, em geral, são dois grandes conhecidos delas: os vasos aparentes e as varizes. Segundo dados do Ministério da Saúde, 35% da população brasileira tem algum grau de doença venosa. Desse total, o número de casos é desigual entre os sexos: a cada três mulheres que apresentam a doença, há apenas um homem com o problema.
O Delas ouviu especialistas para saber os mitos e verdade sobre a doença e tirar de vez as dúvidas sobre o problema, confira!
O que são varizes?
A circulação do sangue tem duas vias principais: as artérias, que levam o sangue do coração até as extremidades do corpo, e as veias, responsáveis pelo caminho de volta. Na volta, é preciso vencer a ação da gravidade. Essa pressão, com o tempo, gera uma força contra as paredes das veias, que dilatam, se tornando mais aparentes sob a pele. As veias dilatadas não conseguem trazer tão bem o sangue de volta, gerando a sensação de peso, cansaço nas pernas, e em casos mais graves uma pigmentação castanha ou até feridas.
Assinar:
Postagens (Atom)