quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

2012 e a dança das cadeiras na TV

Todos negam toda e qualquer informação, mas o fato é que só se fala das possíveis mudanças que estão por vir nas emissoras de TV. Se tudo se confirmar, uma verdadeira dança das cadeiras está prevista para 2012.
A estreia do programa de Fátima Bernardes nas manhãs da Globo causou um alvoroço enorme nas concorrentes e cada um se planeja como pode para enfrentar a nova atração.
A Record deu o primeiro passo e acabou com as edições regionais do “Hoje em Dia”, com o objetivo de cortar custos e priorizar o material produzido em São Paulo. A participação do Rio de Janeiro será mantida, mas volta a ser nacional. Especula-se ainda que Ana Hickmann volte ao elenco da atração matutina, função que exercia com maestria.
Mas a ex-modelo também tem outra oportunidade pela frente. De acordo com o colunista Léo Dias, Hickmann estaria insatisfeita na emissora de Barra Funda e já teria recebido uma proposta de Silvio Santos. A negociação foi negada pelo SBT.
Com a saída de Hickmann do “Tudo É Possível”, independente de seu destino, a atração pode ser substituída por filmes ou comandada por Luciana Gimenez. A morena, atualmente à frente do “Superpop”, já estaria sendo sondada pela Record e também pela Band, onde dividiria o “Muito Mais” com Adriane Galisteu. Através de seu Twitter, Gimenez, de férias, negou que estivesse negociando sua saída da Rede TV!.
Já Ana Paula Padrão estaria com os dias contados na bancada do “Jornal da Record”. A apresentadora, que saiu do SBT justamente por não querer assumir o comando do telejornal da emissora, seria o maior trunfo da concorrente paulista para combater Fátima Bernardes. Para isso, a jornalista seria substituída por sua antecessora Adriana Araújo no “JR” e teria um programa exibido antes do “Hoje em Dia”. O único impeditivo são as Olimpíadas de 2012. Padrão irá ancorar o evento esportivo, que, na TV aberta, será transmitido com exclusividade pela Record entre 27 de julho e 12 de agosto.

Em MS, jovem denuncia clínica após queimaduras em bronzeamento

Bronzeamento natural foi feito em salão de beleza de Campo Grande. Vigilância Sanitária diz que estabelecimento oferecia serviço irregularmente.
A Vigilância Sanitária mandou suspender os serviços de estética prestados por um salão de beleza no bairro Monte Castelo, em Campo Grande, após denúncia de uma jovem que teve parte do corpo queimado em uma sessão de bronzeamento natural. Uma equipe do órgão esteve no local na manhã de quarta-feira (28). A proprietária foi autuada e parte do estabelecimento foi lacrado.
A jovem de 25 anos, que não quis ter o seu nome divulgado, ainda tem dificuldades para andar e para se vestir por causa das queimaduras na virilha, barriga e tórax. Ela relatou que chegou ao salão para a sessão de bronzeamento natural com a irmã, por volta das 11h30 (horário de MS) do dia 24 de dezembro. “Quando chegamos no salão tomamos um banho, depois uma funcionária do salão fez as marcas de biquíni no nosso corpo com as fitas colantes e pediu para que ficássemos deitada em umas macas no quintal dos fundos”, contou.
Segundo relatos da jovem, a funcionária teria passado diversos produtos no corpo dela e da irmã enquanto estavam expostas ao sol. “Não pude ver muita coisa porque ela pediu que eu cobrisse o meu rosto com uma toalha. Teve uma hora que levantei a toalha e consegui ver ela passando um creme branco em mim. Perguntei o que era e ela respondeu que era um coquetel de vitaminas para a pele”, afirmou a jovem.
Após a sessão de bronzeamento, a jovem afirmou que foi para casa e apresentou sintomas como vômitos e tremores. Após algumas horas desmaiou e foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento do bairro Coronel Antonino. O diagnóstico feito pelo médico de plantão indicou queimaduras de 1º grau, além de insolação e dermatite (inflamação da pele). Por conta das queimaduras, a jovem passou a noite de Natal internada. A irmã não apresentou qualquer sintoma ou queimadura.
A jovem registrou um boletim de ocorrência contra o salão de beleza na Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes contra as Relações de Consumo (Decon). A denúncia foi tipificada como lesão corporal. Ela foi encaminhada para o Instituto de Medicina e Odontologia Legal (Imol), onde deverá passar por exames periciais.
A proprietária do salão, Jane Oliveira de Araújo Lopes, foi procurada pelo G1. A reportagem localizou a empresária, falou com ela pelo telefone, mas Jane não quis dar declarações sobre o caso.
Irregularidades
O agente fiscal Jefferson Souza informou que o salão de beleza prestava serviços de estética de forma irregular, já que não possui licença da Vigilância Sanitária. Ainda segundo informações do órgão, o estabelecimento já havia sido autuado pela Vigilância Sanitária outras vezes.
No dia 16 de dezembro técnicos do órgão estiveram no local para fazer uma vistoria. “Foram encontradas diversas irregularidades e demos a ela o prazo de um mês para que ela se adequasse às exigências e entrasse com o pedido para obter a licença de funcionamento”, explicou o técnico.
Cinco dias depois, no dia 21 de dezembro, foram apreendidos no estabelecimento produtos que estavam sendo manipulados irregularmente. Segundo termo de apreensão feito pelo órgão, entre os produtos apreendidos estavam vidros de óleo de bronzeamento sem rótulos e sem nenhuma identificação.
No local onde era realizado o bronzeamento, área exposta ao sol com uma piscina e diversas macas, os agentes encontraram outros produtos como bronzeadores, esfoliantes e parafina.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Estado de saúde de Chico Anysio segue inalterado e 'inspira cuidados'

Humorista está internado desde quinta (22) devido a hemorragia digestiva. Pneumonia provocou transferência de volta ao CTI após melhora.
Não houve mudanças no estado de saúde do humorista Chico Anysio, de 80 anos, desde sua transferência, nesta terça-feira (27) de volta para o centro de terapia intensiva do Hospital Samaritano, em Botafogo, zona sul do Rio.
De acordo com o boletim médico divulgado na manhã desta quarta-feira (28), Chico Anysio segue internado no CTI, com pneumonia e respirando com a ajuda de aparelhos. A nota, assinada pelo médico Luiz Alfredo Lamy, diz que “o quadro clínico do doente continua inalterado e ainda inspira cuidados”.
Chico Anysio está internado desde quinta-feira (22) por causa de uma hemorragia digestiva. Ele tinha recebido alta um dia antes, após pouco mais de vinte dias de internação, dessa vez causada por uma infecção urinária, mas precisou voltar no dia seguinte. Segundo o hospital, o humorista segue sem previsão de alta.
No domingo (4), o Fantástico prestou uma homenagem ao humorista num quadro em que misturou jornalismo e dramaturgia para mostrar um pouco dos 60 anos de carreira de Chico e seus 209 personagens.

Morre aos 80 anos o chimpanzé Cheetah, dos filmes de Tarzan

O Santuário de Primatas Suncoast, de Palm Harbor, Flórida, nos Estados Unidos, informou nesta terça-feira (27) que morreu aos 80 anos o chimpanzé Cheetah, que participou dos filmes de Tarzan da década de 1930.
Cheetah morreu no último sábado, véspera do Natal (24), de insuficiência renal, informou o portal de internet do Suncoast.
De acordo com entrevista da diretora do santuário, Debbie Cobb, ao “Tampa Tribune”, “Cheetah era extrovertido, gostava pintura a dedo e de ver as pessoas sorrirem”. Ela disse que o animal “parecia estar em sintonia com os sentimentos humanos”.
Cheetah foi parceiro de Tarzan a partir de 1930. Na ocasião, Tarzan era interpretado pelo americano e nadador campeão olímpico Johnny Weissmuller.
Segundo Debbie Cobb, Cheetah foi parar no santuário por volta de 1960, e estava doente desde 19 de dezembro.
Leia o comunicado do Suncoast:
“É com grande tristeza que a comunidade perde um querido amigo e membro da família em 24 de dezembro de 2011. Cheetah, estrela dos filmes de Tarzan, faleceu após falência renal”.

Humorista Shaolin será tema de filme

Quase um ano depois do acidente ocorrido na BR-230, próximo a Campina Grande, que o deixou em coma ao longo dos últimos meses, o artista Francisco Josenilton Veloso, conhecido em todo o Brasil como o humorista Shaolin, será tema de um documentário de longa metragem.
A ideia do projeto, que está na fase de pesquisa, roteiro e captação de patrocínios, é resgatar a história pessoal de Shaolin e mostrar ao público conquistado durante a carreira nacional do humorista os momentos mais interessantes de sua trajetória, com ênfase para as primeiras apresentações e o programa de TV que o revelou regionalmente e serviu de cartão de visitas para conquistar espaços na mídia nacional. O documentário deverá mostrar ainda trechos de alguns dos últimos shows realizados por Shaolin antes do acidente que o afastou dos palcos.
“Cócegas no Cérebro” tem como produtor o empresário do humorista, Ricardo Santos, e será realizado pela empresa Shaolin Produções, responsável pela captação de apoios e patrocínio e pela turnê de exibição, que percorrerá mais de 20 cidades em todas as regiões do Brasil.
Além das exibições para o público de Shaolin em sessões especiais, o filme participará de festivais, será exibido em emissoras de TV por assinatura e canais abertos e, finalmente, será lançado em DVD e Bluray. A previsão de lançamento do documentário é para o próximo mês de março em Campina Grande e a turnê de exibição deverá se estender até o mês de julho, com veiculação na TV por assinatura até o final de 2012 e na TV aberta no início de 2013.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Tiririca diz que em 1 ano fez 3 amigos e aprendeu o que deputado faz

Após o primeiro ano de mandato na Câmara, o deputado federal Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o Tiririca, o mais votado do país na eleição do ano passado (1,3 milhão de votos), afirma que terminou 2011 “feliz”, depois de um começo “difícil para caramba”.
Ele fez campanha pedindo voto aos eleitores sob o argumento de que "pior que está, não fica" e dizendo que não sabia o que fazia um parlamentar.
Em entrevista ao G1, Tiririca afirmou que, em um ano, aprendeu o que é a atividade parlamentar e fez “três amigos que são amigos mesmo” dentre os 513 deputados da Casa.
“Quando eu cheguei, nos primeiros meses, foi difícil para caramba. Foi tudo muito novo para mim, complicado. Fui pegando o jeito e hoje estou tranquilo. Estou até feliz. Eu pensei que no começo iam me tratar diferente, fiquei com medo de que dissessem: ‘É artista, tem nariz empinado’. Mas viram que sou humilde. Tenho até feito amizade. Tenho três amigos que são amigos mesmo”, contou o deputado federal mais votado do Brasil nas eleições de 2010.
Segundo Tiririca, os amigos na Câmara são os deputados Paulo Freire (PR-SP), pastor que integra a Frente Parlamentar Evangélica; Esperidião Amim (PP-SC), ex-governador de Santa Catarina; e Francisco Escórcio (PMDB-MA), um dos principais aliados do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).
Apesar de se dizer satisfeito com as novas amizades, Tiririca diz não ter “nenhum espelho” no Congresso. “Não tenho ídolo na política. Eu admiro muito o Lula e confio muito na presidente Dilma”, afirmou.
O deputado diz que o primeiro ano de mandato foi “muito positivo” e que seu principal foco são os projetos de profissionalização da atividade circense.
“Estou fazendo um barulho grande. Estou gritando, e isso é muito bom. E as pessoas estão ouvindo. Fico feliz com isso.”
Perguntado sobre a afirmação da campanha eleitoral de que não sabia o que um deputado fazia, ele disse que agora aprendeu.
“Você quer ouvir o que faz um deputado? Trabalha muito e produz pouco. Não porque não queira produzir. O sistema da Casa é engessado por interesses políticos, partidários, é muito engessado.”
Sobre o bordão “pior que está não fica”, ele disse ser “complicado” afirmar se o Congresso pode ou não piorar.
“É complicado. Não sei [se pode piorar]. Eu sou brasileiro e torço para que melhore. Eu sou brasileiro, tenho fé em Deus.”
Visitas no gabinete O deputado afirma ter recebido durante o ano cerca de cem pessoas por dia em seu gabinete na Câmara dos Deputados.
“Eles vêm dizer ‘que Deus te abençoe’, rezam. Tem gente que chora, diz: ‘Que bacana te conhecer’. Ganho presente para caramba. Essa pulseirinha [após mostrar uma pulseira no pulso] ganhei de um índio. Ganho tudo que você possa imaginar. Carinho eu gosto muito. Como sou flamenguista, trazem coisas do Flamengo. Caneca, agenda, castanha do Pará.”
irica diz que também chegam muitas cartas ao gabinete, que pedem “de tudo”.
“Pedem casa, tudo. Até já pediram para eu mandar uma música para o Julio Iglesias. Nem o Julio Iglesias eu conheço, mas eles querem que eu entregue”, conta entre risos.

'Berçário' de estrelas é registrado por satélite infravermelho da Nasa

Nebulosa Barnard 3 é cercada por brilhantes e coloridas nuvens de poeira. Região fica a 1.000 anos-luz da Via Láctea, mas ainda pertence à galáxia.
O satélite explorador infravermelho (Wise, na sigla em inglês) da agência espacial americana (Nasa) registrou uma nova imagem da nebulosa Barnard 3 – ou IRAS Ring G159.6-18.5 –, cercada por brilhantes nuvens de poeira verdes e vermelhas. Esse pó interestelar é um “berçário” onde nascem as estrelas.
O anel verde é formado por pequenas partículas de poeira quente, cuja composição é muito semelhante ao “smog” (mistura de neblina e fumaça) encontrado na Terra.
Já a nuvem vermelha no centro é provavelmente feita de um pó metálico e mais frio que as regiões vizinhas. A estrela brilhante no meio da nuvem vermelha, chamada de HD 278942, é tão luminosa que, segundo os astrônomos, talvez seja essa a causa do brilho do anel em volta dela.
A região amarelo-esverdeada e brilhante à esquerda do centro da imagem é similar ao anel, embora mais densa. E as estrelas branco-azulada estão localizadas tanto na frente quanto atrás da nebulosa.
Zonas semelhantes à Barnard 3 são encontradas bem próximo da Via Láctea à noite. Essa região, porém, fica um pouco fora dessa faixa, a cerca de 1.000 anos-luz da nossa galáxia, perto da fronteira entre as constelações de Perseu e Touro. Apesar disso, a nuvem ainda é considerada parte da Via Láctea.

Em MS, flagrado usando calcinhas terá de pagar R$ 300 por ato obsceno

Acordo judicial prevê pagamento em três parcelas mensais. Dinheiro será revertido ao Conselho da Comunidade de Maracaju.
Um homem de 28 anos, flagrado pela Polícia Militar usando apenas duas calcinhas pelas ruas de Maracaju, a 160 quilômetros de Campo Grande, terá de doar R$ 300 ao Conselho da Comunidade pela prática do ato obsceno, ocorrida em julho.
Segundo o acordo judicial assinado em 12 de dezembro, o pagamento será feito em três parcelas, a serem depositadas todo dia 30 a partir de janeiro de 2012. O acusado terá ainda de comprovar o depósito perante o cartório do fórum local. A medida foi solicitada pelo Ministério Público e aceita pela Defensoria Pública.
Em MS, flagrado usando calcinhas terá de pagar R$ 300 por ato obsceno Acordo judicial prevê pagamento em três parcelas mensais. Dinheiro será revertido ao Conselho da Comunidade de Maracaju.
Um homem de 28 anos, flagrado pela Polícia Militar usando apenas duas calcinhas pelas ruas de Maracaju, a 160 quilômetros de Campo Grande, terá de doar R$ 300 ao Conselho da Comunidade pela prática do ato obsceno, ocorrida em julho.
Segundo o acordo judicial assinado em 12 de dezembro, o pagamento será feito em três parcelas, a serem depositadas todo dia 30 a partir de janeiro de 2012. O acusado terá ainda de comprovar o depósito perante o cartório do fórum local. A medida foi solicitada pelo Ministério Público e aceita pela Defensoria Pública.
Na madrugada de 31 de julho, o homem foi abordado pela polícia após denúncias de moradores. Agentes da PM constataram que o homem estava seminu e perambulando próximo a uma pizzaria. Questionado pelos agentes sobre o motivo, ele alegou que foi expulso da casa da namorada e que ela teria ficado com todas as suas roupas.
O homem apresentava escoriações no joelho e no cotovelo e foi conduzido à delegacia da Polícia Civil para prestar esclarecimentos. Ele foi interrogado pelos responsáveis do plantão e, em seguida, foi liberado depois de assinar um termo circunstanciado de ocorrência. Ele só deixou a delegacia de Maracaju após conseguir uma bermuda emprestada.

Programa de moradia do governo terá cota para idoso

Idosos e pessoas com deficiência devem ter, no mínimo, 3% das unidades. Beneficiários devem estar inscritos em programas habitacionais locais.
O governo federal alterou os critérios de seleção dos candidatos a beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida. A regulamentação foi publicada em portaria publicada nesta terça-feira (27) no "Diário Oficial da União". Entre as mudanças está a indicação de percentual de unidades que devem ser reservadas para idosos e pessoas com deficiência.
O Minha Casa, Minha Vida é um programa habitacional do governo federal para construção de moradias em parceria com estados e municípios. Ele foi lançado em março de 2009, na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com a meta inicial de construir 1 milhão de moradias populares.
O novo texto, que revoga a portaria número 140 publicada em 6 de abril de 2010, determina que sejam reservadas, no mínimo, 3% das unidades para idosos. O mesmo percentual deve ser respeitado para pessoas com deficiência ou seus famíliares diretos.
Na portaria de 2010, ficava determinado que os dois grupos deveriam ser atendidos segundo "percentuais mínimos previstos nos normativos específicos dos programas integrantes", sem determinar textualmente os números.
Limite de renda
Entre as novidades, o novo texto retira a citação à exigência de que os candidatos tenham renda familiar mensal bruta limitada a R$ 1.395,00. O governo já havia anunciado adequação nos valores quando deu detalhes da programação do Minha Casa, Minha Vida 2.
Com a mudança, a primeira condição da seleção é que o candidato já esteja inscrito em cadastros habitacionais do Distrito Federal, estados ou municípios. A mesma condição já estava citada na portaria anterior. Cada um dos programas habitacionais locaisi já deve prever critérios de renda e condição social para inscrever os candidatos.
Fiscalização
A Ministério das Cidades incluiu na regulamentação novos procedimentos operacionais que exigem que a Caixa Econômica Federal seja responsável por finalizar o processo seletivo com validação das informações prestadas pelos candidatos.
O banco deverá enviar aos responsáveis pela seleção uma lista com os candidatos aptos e outra com os que tiverem informações incompatíveis. De acordo com a portaria, esta relação deve ser publicada pelo responsável pela seleção.
Em outubro, reportagem do Fantástico apresentou a existência da cobrança de taxas por ONGs que forjavam documentos para burlar regras de acesso ao programa.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Dieta 'desintoxicante' ajuda a amenizar efeito dos exageros de Natal

Excesso de comida e bebida pode causar dor de cabeça e de estômago. Nutricionistas indicam frutas, hortaliças, água e mistura de chá com suco.
Para amenizar os efeitos dos exageros gastronômicos no Natal, nada melhor que uma dieta "desintoxicante", ou detox. Além de engordar, os dias de comilança e excesso de bebida podem causar dor de cabeça e de estômago, desconforto abdominal, gases e cansaço.
Uma boa dica para desinchar, se livrar do mal-estar e já se preparar para a festa de ano-novo é abusar das frutas, hortaliças, da água e dos suchás, uma mistura de sucos e chás que pode ajudar no funcionamento dos rins e do fígado e, assim, aumentar a eliminação de toxinas.
Eles contribuem, ainda, para o trabalho do fígado, que faz a remoção de compostos estranhos (xenobióticos), transformando toxinas lipossolúveis em hidrossolúveis, para que possam ser descartadas pela urina, fezes, respiração e suor.
As especialistas destacaram que esse processo de desintoxicação leva de três a quatro semanas e que, para curar a “ressaca” alimentar, não se deve fazer dietas radicais. Após os dias de fartura, é importante manter o consumo adequado de carboidratos, proteínas, verduras, frutas e gorduras.
Segundo as nutricionistas Rosana Raele e Patrícia Bertolucci, o suchá é uma mescla ideal para quem não gosta de tomar chá puro, além de ser refrescante agora no verão. A versão com gengibre é um ótimo anti-inflamatório, antioxidante e ajuda na digestão. O verde, branco, de hortelã, erva-doce e capim-santo são outras boas opções.
Tanto o chá verde quanto o preto devem ser consumidos com moderação, pois são ricos em cafeína e dar causar insônia, agitação e irritabilidade. Além disso, cuidado com os chás "laxativos", como o de sene, pois podem irritar a mucosa intestinal e levar à desidratação por diarreia.
Os suchás têm efeito diurético, ou seja, ajudam na desintoxicação do organismo e diminuem a retenção de líquidos. Os rins são os encarregados dessa limpeza, filtrando substâncias que não servem mais e eliminando-as pela urina. Alguns chás também auxiliam na digestão e no trânsito intestinal.
Prefira as frutas, verduras e hortaliças orgânicas, sem agrotóxicos, para não sobrecarregar o organismo ainda mais de toxinas.
Quanto às gorduras, evite as saturadas (carnes, embutidos e laticínios como creme de leite), as trans (margarina, massas folhadas, biscoitos, sorvetes e bolos industrializados, e alimentos prontos e congelados) e as frituras.
O azeite é a melhor opção, por ser rico nos ácidos graxos ômega 6 e 9. O óleo de coco também é uma boa alternativa, pois tem propriedades antioxidantes e benéficas para o intestino. Ambos os óleos são rapidamente absorvidos e metabolizados.
Além disso, fuja dos alimentos industrializados ricos em corantes, conservantes e adoçantes artificiais, dos enlatados, dos molhos prontos e dos produtos em embalagens plásticas, que podem conter substâncias tóxicas como bisfenol A e ftalatos.
Outra sugestão é optar pelos carboidratos integrais ou naturais. É o caso de arroz, cereais, batata, mandioca, mandioquinha e inhame.
Também evite carnes vermelhas, que contêm gorduras saturadas, substâncias tóxicas – que acidificam o sangue e prejudicam o processo de desintoxicação – e levam mais tempo para ser digeridas.
Coma peixes, que apresentam ômega 3, gordura poli-insaturada relacionada a propriedades antiinflamatórias. Em relação aos ovos, prefira os caipiras.
Outros exemplos detox
Açafrão - Tem um composto chamado curcumina, capaz de ativar o efeito nas enzimas antioxidantes.
- Alecrim: Contém flavonoides e ácidos fenólicos, que concentram grande atividade antioxidante e ajudam na proteção do fígado.
- Alho: Antibiótico natural, protege de infecções por fungos, vírus e bactérias. Os componentes alicina e ajoeno têm ação anti-inflamatória, auxiliando em problemas digestivos e do colo.
- Couve: Além de possuir uma alta capacidade antioxidante, é uma ótima fonte de cálcio. Sua composição nutricional favorece a fixação da substância nos ossos e potencializa o efeito diurético da dieta.
- Flavonoides: Protegem o fígado contra radicais livres e são encontrados especialmente em maçãs, cebolas, mirtilo, trigo-sarraceno, folhas verdes escuras (como couve) e frutas cítricas.
- Frutas vermelhas: São ricas em antioxidantes, como ácido elágico e antocianinas. Também são excelentes fontes de nutrientes, como cálcio, fósforo, potássio e vitaminas A e C.
- Gergelim: Rico em cálcio, tem ação antioxidante e anti-inflamatória.
- Semente de linhaça: Contém lítio, que atua no controle da ansiedade. É uma fonte importante de ômega 3, que tem ação anti-inflamatória.
- Vegetais crucíferos: couve-flor, couve-manteiga, couve-de-bruxelas, brócolis, repolho, mostarda, nabo, agrião, rabanete e rúcula.
Como melhorar a ressaca
A famosa ressaca nada mais é do que uma leve intoxicação hepática, em que o fígado ficou fragilizado após trabalhar demais para metabolizar toda a quantidade de álcool ingerida.
Para melhorar, é preciso deixar o fígado descansar e hidratar o organismo na tentativa de eliminar as toxinas mais rapidamente. Algumas dicas são:
- Tome muita água, água-de-coco e bebidas isotônicas para repor os sais minerais
- Evite o jejum e faça refeições leves
- Ingira produtos integrais (massas, arroz, biscoitos e pães)
- Consuma frutas ou sucos naturais e legumes cozidos
- Aposte nas proteínas (queijo branco, fresco ou ricota) e produtos derivados da soja
- Evite leite de vaca, carnes vermelhas, frituras e gorduras (como manteiga e margarina)

Governo divulga dias de feriado nacional e ponto facultativo em 2012

Portaria do Ministério do Planejamento foi publicada no Diário Oficial. Texto estabelece oito datas consideradas como feriado nacional.
O Diário Oficial da União desta segunda-feira (26) publica uma portaria do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão que divulga os dias de feriado nacional em 2012 e estabelece datas de ponto facultativo para os órgãos públicos federais.
Segundo o texto da portaria nº 595, de 22 de dezembro de 2011, as datas consideradas feriados nacionais são: 1º de janeiro (Confraternização Universal), 21 de abril (Tiradentes ), 1º de maio (Dia Mundial do Trabalho), 7 de setembro (Independência do Brasil), 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida), 2 de novembro (Finados), 15 de novembro (Proclamação da República) e 25 de dezembro (Natal).
Outro feriado divulgado é de 28 de outubro, em que funcionários públicos comemoram o Dia do Servidor Público, conforme a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.
Dentre os pontos facultativos estão: 20 e 21 de fevereiro (Carnaval), 22 de fevereiro (quarta-feira de Cinzas, sendo ponto facultativo até as 14h), 6 de abril (Paixão de Cristo), 7 de junho (Corpus Christi), 24 de dezembro (véspera do Natal) e 31 de dezembro (véspera de Ano Novo).
A portaria, assinada pela ministra Miriam Belchior, estabelece que os órgãos federais irão observar em cada localidade os feriados declarados em leis estaduais e municipais e que os serviços essenciais de cada área deverão ser mantidos.

Verão exige cuidados especiais com seu amigo de quatro patas

chegada do verão exige cuidados especiais com os cães, já que as altas temperaturas podem causar diversos problemas aos animais.
Sem glândulas sudoríparas, os pets transpiram pelos coxins – as almofadinhas das pastas – e pela língua . Por isso, eles ficam frequentemente com a boca aberta, para que o ar frio consiga resfriar o corpo.
Diante disso, é fundamental ter consciência de que nessa época seu cachorro só deve passear nos horários do dia com temperaturas mais amenas.
Para entender o calor dos bichos, é só imaginar-se andando sob o sol tropical usando um casaco de pele e descalço. Escaldante, não é mesmo?
Precauções
O cuidado deve ser redobrado com cães pelo longo e focinho achatado (braquicefálicos), que sofrem ainda mais com o aumento dos termômetros.
“No verão o ideal é fazer passeios no inicio da manhã e no fim da tarde. As raças de pelo longo e espesso e os braquicefálicos devem ainda passear quando o sol já baixou no céu”, ressalta a médica veterinária Elaine Pessuto, diretora clínica do Centro de Ensino e Treinamento em Anatomia e Cirurgia Veterinária, em São Paulo.
Segundo a médica, não tomar esta precaução pode ser fatal para o seu fiel companheiro. “O aumento da temperatura corpórea do cão pode levar a um estado chamado hipertermia, que pode matar”, alerta a médica.
A hidratação também é uma dica extremamente valiosa. ”Sempre ao passear é importante ter água fresca para o seu animal; existem garrafinhas que já tem acopladas um recipiente para colocar a água. Caso você esqueça a garrafa, é importante ter um lugar para comprar”, ensina a dra. Elaine.
Seco e saudável
Por causa da umidade que acompanha a alta das temperaturas no verão brasileiro, também é importante manter o cão sempre seco, para evitar que doenças cutâneas apareçam na pelagem.
“O verão brasileiro é quente e úmido e propicia dermatites úmidas, de dobras e as otites (inflamação no ouvido). Os cães de pelagem densa e espessa que adoram água são suscetíveis”, explica a veterinária.

sábado, 24 de dezembro de 2011

Família de Shaolin fará festa sem ceia para comemorar o Natal

Mulher do humorista diz que família tem esperança de que ele se recupere totalmente
O humorista Shaolin vai passar este Natal em casa, ao lado da mulher, dos filhos e dos cunhados. Segundo a mulher dele, Maria Laudicéia, eles decidiram não fazer uma ceia grande por respeito a Shaolin, já que ele só se alimenta por meio de uma sonda, desde o acidente que sofreu em janeiro deste ano.
- Eu acho desrespeitoso fazermos uma festa com muita comida. Ele só se alimentando por sonda. Não teremos uma grande ceia, mas vamos festejar, afinal o Shaolin está em casa, vivo e temos muitas esperanças de que ele se recupere totalmente.
Shaolin deixou o hospital em junho e continua o tratamento em casa. Laudicéia disse que o progresso é muito lento, mas está atendendo às expectativas dos médicos.
- Ele está reagindo aos poucos. Eu quero agradecer aos fãs dele, à imprensa, que tem esperado o momento dele e respeitado. Eu tenho fé de que ele vai voltar a ser exatamente o que ele era.
Julgamento
O motorista Jobson Clemente Benício, de 23 anos, segundo a polícia responsável pelo acidente, será julgado no dia 13 de março de 2012. A audiência foi agendada na 4ª Vara Criminal de Campina Grande (PB).
De acordo com o promotor Luciano Maracajá, Benício será julgado por lesão corporal e omissão de socorro. Segundo denúncia do Ministério Público, o motorista fugiu do local depois de ter invadido a faixa e batido no carro do humorista. Ele foi denunciado em setembro deste ano.
Benício diz que não é o responsável pelo acidente que deixou gravemente ferido o humorista Shaolin e afirma que irá provar sua inocência à Justiça.
Acidente
Francisco Jozenilton Veloso, o Shaolin, ficou gravemente ferido em um acidente na BR-230, na região de Mutirão, em Campina Grande, no dia 18 de janeiro deste ano. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o comediante dirigia no sentido São José da Mata quando um caminhão, que vinha na faixa oposta, invadiu a contramão e bateu contra o veículo do artista.
Shaolin segue algumas pessoas com os olhos, diz irmão do humorista
O humorista Shaolin apresentou uma melhora significativa: ele segue algumas pessoas com os olhos. A informação foi passada pelo irmão do artista, Ricardo Santos Em casa desde o dia 15 deste mês, Shaolin permanece “em estado mínimo de consciência e clinicamente estável”, quadro em que deixou o hospital.
- Não é sempre e nem com todo mundo, mas agora ele segue algumas pessoas com os olhos. Ele não fazia isso e os médicos disseram que é uma melhora muito importante.
A rotina do humorista se limita aos atendimentos médicos realizados na própria casa de Shaolin. O empresário dele, Alessandro Bonfim, disse que toda a equipe médica vai até a casa do artista, que fica em Campina Grande, na Paraíba.
- Os fisioterapeutas, neuropsicólogos, clínico geral, ortopedia e enfermagem vão diariamente cuidar do Shaolin.
O humorista deixou o Hospital das Clínicas, na zona oeste de São Paulo, depois de ficar 145 dias internado. Shaolin mora em Campina Grande, numa casa com a mulher e dois filhos adultos.

Bebê é abandonado no banheiro de mercado em São Carlos, SP

Criança foi levada a hospital nesta sexta ainda com o cordão umbilical. Recém-nascido estava dentro de saco plástico no Mercado Municipal.
Um bebê recém-nascido foi abandonado, na tarde desta sexta-feira (23), no banheiro do Mercado Municipal de São Carlos, no interior de São Paulo. Uma mulher que trabalha no local encontrou a menina, que estava dentro de um saco plástico ainda com o cordão umbilical.
Em um bilhete deixado junto com a criança, a mãe afirma não ter condições de criá-la. O bebê foi socorrido para a maternidade da Santa Casa de São Carlos e passa bem. A mãe não havia sido encontrada até as 15h.
'Pensei que fosse uma boneca', diz mulher que achou bebê em banheiro
A operadora de caixa Lurdes Silveira, que encontrou um bebê recém-nascido no banheiro do Mercado Municipal de São Carlos, no interior de São Paulo, nesta sexta-feira (23), disse que pensou que a criança fosse uma boneca. A mãe, que ainda não foi identificada, deixou um bilhete alegando falta de condições para criá-la.
A menina estava dentro de um saco plástico fechado em um canto do banheiro feminino do mercado. “Eu achei estranho o embrulho e abri. Pensei que fosse uma boneca. Falei: ‘Nossa, que boneca linda’. Mas ela estava muito rosadinha para ser boneca. Aí eu passei a mão no rosto e vi que não era. Eu tirei do saco rápido e vi que estava respirando. Fiquei sem ação, saí correndo e encontrei a Guarda Municipal. Foi um anjo que eu salvei”, disse.
A guarda municipal Aldete Soares de Oliveira se emocionou quando viu a criança. “Na hora em que eu vi que ela estava respirando foi um alívio para mim. Como que uma mãe pode fazer isso com uma criança?”, questionou.
O Mercado Municipal tem câmeras de segurança, que podem ajudar na identificação da mãe. A menina foi socorrida e levada para a maternidade da Santa Casa de São Carlos. Segundo o Conselho Tutelar, ela pesa 3 kg, está clinicamente bem e ficará dois dias internada para ser submetida a uma série de exames. A expectativa é que a criança tenha alta neste domingo (25). Ela ficará sob a responsabilidade do conselho no abrigo infantil.
O caso foi registrado como abandono de incapaz e será investigado pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) da cidade.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Sapo domina jogo em celular, mas se 'vinga' de dono após ser enganado

Vídeo mostra anfíbio tentando comer 'insetos' na tela e pontuando no jogo. Gravação fez sucesso na web; ao final sapo morde dedo do dono.
Um site coreano publicou um vídeo que tem se tornado sucesso na internet. Uma pessoa segura um aparelho celular em frente a um sapo com um jogo de "caça" a insetos. O animal acaba "jogando" ao tentar engolir as formigas na tela, por pensar que os insetos são reais.
Postado no Daum no domingo (18) e reproduzido no Youtube dois dias depois, o vídeo atingiu mais de 3 milhões de visualizações em dois dias no site do Google.
Ao final, o sapo se "vinga" da enganação mordendo o dedo do dono.
Veja o vídeo

Fantasiados, agentes de trânsito do RS alertam motoristas para acidentes

Ação é realizada pela Empresa de Transporte e Circulação de Porto Alegre. Objetivo é conscientizar motoristas sobre os acidentes de trânsito.
Vestido de Morte, o agente conscientiza para as consequências de se beber e dirigir
Outro mostra o que acontece com quem não afixa o capacete
Quem circulou pelas ruas de Porto Alegre na sexta-feira (23) foi surpreendido por uma ação inusitada para pedir prudência no trânsito. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) colocou agentes de trânsito em dois dos principais cruzamentos da capital para conscientizar os motoristas sobre os acidentes, especialmente durante as festas de final de ano. Fantasiados, os agentes interpretavam a Vida e a Morte. Um deles, vestindo uma roupa preta e portando uma foice, apontava para um cadáver no chão, ao lado de uma placa com o escrito "Bebeu e dirigiu".
Agentes abordam os motoristas na semáforo
"O objetivo é mesmo chocar. Queremos mostrar que dentro dos automóveis existem pessoas e que os acidentes acontecem com elas e não com os carros", explica Léa Ferrão, coordenadora da equipe de Educação para o Trânsito da EPTC.
Na abordagem, os agentes puderam perceber a boa receptividade do público. "Muitos gostaram do modo como fizemos essa ação. A maioria concorda que é preciso chocar", diz Ferrão. A ação segue pelas ruas de Porto Alegre até o dia 30 de dezembro e a ideia é seguir com o projeto ao longo de 2012.

Gêmeos siameses nascem em hospital de Belém

Bebês nascidos na última segunda-feira dividem alguns dos órgãos e estão em situação estável,
segundo os médicos
O nascimento de dois bebês nesta segunda-feira causou espanto em um hospital de Belém, no Pará. Os médicos fizeram o parto de gêmeos siameses na Santa Casa de Misericordia.
Os bebês, chamados de Jesus e Emanuel, possuem dois cérebros e colunas vertebrais distintos, mas dividem alguns órgãos internos, como o coração, e têm o aspecto de uma criança com duas cabeças.
Como os dois bebês têm cérebros funcionando normalmente e estão em condições estáveis de saúde, ainda não foi discutido uma cirurgia para o momento.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

MC Leozinho vence processo e programa do SBT deve sair do ar

A emissora utiliza o nome “Se Ela Dança, Eu Danço” sem autorização
MC Leozinho, autor e intérprete da música Se Ela Danço, Eu Danço, entrou com um processo na justiça contra o SBT para proteger seus direitos pelo título de sua música que é utilizada pela emissora em um programa homônimo. Além disso, o cantor reclama que a empresa de Silvio Santos também faz uso da própria canção na abertura da atração sem permissão.
A 15ª Vara Cível do Rio de Janeiro, onde corre o processo, decidiu na tarde desta quinta-feira (15) pela proibição do SBT de veicular o programa. Um representante do advogado de MC Leozinho acompanhou o oficial de justiça e a emissora já foi citada e intimada.
Caso a emissora não retire o programa do ar, conforme decisão em liminar, estará sujeita ao pagamento de multa no valor de R$ 500 mil, para cada programa exibido. Revoltado, o cantor disse que ficou surpreso com o programa ter ido ao ar e se sente lesionado por ter seus direitos infringidos.
“Eles não só usaram a minha canção na abertura e nas chamadas comerciais do programa, como também fizeram modificações e novas versões sem meu consentimento. Isso sem falar que usaram o título da minha obra, conhecida nacionalmente, para dar nome ao programa, apropriando-se de forma indevida da minha marca, vindo a se beneficiar unilateralmente”, desabafa.
O programa Se Ela dança, Eu Danço é exibido pelo SBT às quarta-feira, 20h15.
Silvio Santos Vem Aí' para de ser tocado no SBT
SBT suspendeu a execução da música tema de Silvio Santos até que saia a decisão final do processo, que determinada que a emissora pague R$ 5 milhões de direitos autorais ao compositor da música Archimedes Messina.
A notícia foi confirmada pela assessoria de imprensa do SBT, que explicou que a música está suspensa por tempo indeterminado e que o processo foi recorrido.
No final de novembro, o compositor venceu mais uma etapa do processo, e junto com a sua advogada Elaine Jundi, determinou que, se o SBT não pagasse o valor determinado no processo a canção não poderia ser executada na emissora. O canal de Silvio Santos recorreu a decisão, e o processo segue em sigilo.
Já no último domingo (4) a emissora não executou a canção na abertura do Programa Silvio Santos.
SBT RECORRE PROCESSO DE MÚSICA TEMA DE SILVIO SANTOS
O SBT executa a canção há mais de 40 anos na abertura dos programas de Silvio Santos. A briga na justiça entre a emissora e o compositor aconteceu começou em 2001. Messina alega que nunca recebeu nada pela exibição de sua canção.

Chico Anysio volta a ser internado, diz assessoria

Chico Anysio voltou a ser internado nesta quinta-feira (22), informou a assessoria da TV Globo. Internado no dia 30 de novembro por conta de uma infecção urinária, o comediante de 80 anos havia recebido alta na quarta-feira.
No início do ano, ele teve complicações cardiorrespiratórias e permaneceu internado por quase quatro meses. O Fantástico prestou homenagem a Chico num quadro em que misturou jornalismo e dramaturgia para mostrar a carreira e seus 209 personagens.

Dilma leva presente de Natal para Lula em São Paulo

Presidente entregou enfeite produzido por catadores de recicláveis. Encontro ocorreu em hotel, fora da agenda oficial da Presidência.
A presidente Dilma Rousseff aproveitou a agenda oficial vazia na tarde desta quinta-feira (22) para um encontro com o antecessor Luiz Inácio Lula da Silva. Os dois se encontraram num hotel em São Paulo, após a presidente participar de uma celebração de Natal com catadores de materiais recicláveis, no centro da capital paulista.
A presidente Dilma Rousseff se encontrou com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em São Paulo nesta quinta(22). Dilma, que antes foi à festa de Natal de catadores de recicláveis, levou um presente dos catadores a Lula. Encontro foi no Hotel Unique, fora da agenda presidencial
Dilma entregou a Lula um enfeite produzido pelos catadores, segundo informou a assessoria de imprensa de Lula. Foi a segunda vez que Dilma compareceu à festa com os catadores, a primeira como presidente. Antes, havia ido na companhia de Lula, quando ele era presidente. Ainda nesta quinta, Lula, que passa por um tratamento contra um câncer na laringe, divulgou uma mensagem de fim de ano. Ele agradeceu "de coração" o "carinho" que recebeu em 2011.
"A solidariedade de tantos amigos do Brasil e de outros países tem me ajudado muito durante o meu tratamento", disse.
Na mensagem, ele deseja saúde, paz e prosperidade e cita a presidente Dilma. "Vamos continuar juntos em 2012 com a presidenta Dilma, construindo um Brasil e um mundo cada vez melhor, mais justo e mais solidário".

Cachorro é sorteado em promoção, mas não leva kit churrasco no PR

Sorteio foi um mercado de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. Para gerente, entregar o prêmio para um cachorro não seria bem visto.
Um cachorro da raça pinscher foi sorteado na promoção de um supermercado de Piraquara, na região de Curitiba, mas a dona do animal não pôde levar o prêmio.
A dona de casa Maria Joana Lamberti disse que participa com frequência da promoção de um kit churrasco e sempre coloca o nome de familiares.
Como nunca ninguém havia sido sorteado, decidiu colocar o cupom no nome da cachorrinha, que vai fazer um ano em janeiro.
“Ela faz parte da família e é muito esperta. Agora eu vou levá-la na lotérica para apostar na Mega-Sena da Virada para ela me passar sorte", brincou dona Maria.
A dona de casa disse que foi comprar pão e decidiu conferir o resultado do sorteio. Na hora ela ligou para o marido para contar a novidade.
Assim que tentou receber o prêmio, surgiram os empecilhos. A gerência do supermercado informou que ela não poderia retirar o kit, porque conforme o regulamento da promoção, o prêmio é direcionado para cliente. “É norma do mercado, fazer o quê?”, lamentou.
De acordo com o gerente da unidade do supermercado, José Joel de Lima, a dona de casa desprezou o concurso e não preencheu corretamente o cupom. “O que você sentiria se um cachorro fosse sorteado? Perante os outros clientes, não ficaria legal”, disse. Além disso, acrescentou José de Lima, ela colocou no cupom apenas o nome da cadela e o telefone. Não havia o número de RG, que é necessário para a entrega do prêmio. O mercado chegou a cogitar a possibilidade de entregar o prêmio para Dona Maria, caso ela apresentasse a carteira de vacinação de Maila. Mas essa hipótese foi descartada.
Maila deixou de ganhar três quilos de filé mignon, um quilo de linguiça, um pacote de carvão, uma caixa de cerveja em lata, dois refrigerantes dois litros, um quilo de batata, um quilo de cebola, um quilo de tomate, um pacote de sal grosso, um tempero completo 300 gramas, um pacote de farofa pronta e um pote de sorvete de um quilo.

Ceias x Dietas: aprenda a manter o controle

Especialista dá dicas para manter a dieta e aproveitar as comidas de fim de ano
Muitas pessoas aproveitam as festas de fim de ano para extinguir a dieta e se render aos apelos de uma mesa farta. Nesse momento é importante lembrar que muitas vezes a “fartura” resulta em indisposição e ganho de peso, já que são refeições pesadas e com alto teor de gorduras. Além disso, conceder férias à dieta pode ser mais prejudicial do que se imagina, pois as células de gordura de uma pessoa que está em processo de emagrecimento absorvem e armazenam com mais facilidade os nutrientes.
Para aproveitar as delicias das ceias e festas e não sair da dieta, a nutricionista Nairana Borim, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, dá algumas dicas práticas e úteis. A especialista defende também que as festas não são feitas apenas de comida, mas de convívio e podem proporcionar muita diversão. “Converse, dance, faça novos amigos. Não dispense as atividades físicas nessa época do ano e nunca chegue às festas com muita fome” explica.
Veja outras dicas:
Não pule as refeições e faça lanches intermediários
Evite ficar mais de três horas sem se alimentar. Consuma frutas, iogurtes, barras de cereais ou sanduíches leves. Essas medidas fazem com que você não tenha muita fome na hora da ceia e consiga ser mais seletivo na escolha dos alimentos.
Comece as refeições pelas saladas cruas
As verduras contêm fibras e ajudam na sensação de saciedade, além de serem menos calóricas. É preciso ter cuidado apenas com os temperos. Os molhos prontos e à base de maionese ou creme de leite, são muito calóricos e gordurosos. Para substituí-los, abuse de ervas aromáticas, iogurte desnatado, limão e vinagre balsâmico.
Dê preferência para carnes brancas
As carnes mais indicadas e que podem ser muito saborosas são o peito de peru, chester ou peixe, de preferência assadas,
cozidas ou grelhadas. Consuma com moderação as opções de pernil, lombo, leitão ou tender.
Os petiscos típicos dessa época são perigosos
Consuma moderadamente castanhas, nozes, amêndoas, avelã e outros tipos de frutas secas (damascos, ameixas ou uvas passas), pois, apesar de saudáveis, são bastante calóricas. As frutas cristalizadas devem ser evitadas. Elas são revestidas de açúcar refinado e por isso se tornam mais calóricas.
Evite bebidas alcoólicas Além de muito calóricas, elas desidratam o organismo.
Escolha bem!
Na hora da ceia, observe as opções e tente optar pelas mais diferentes e/ou elaboradas, que você dificilmente comerá no dia a dia. Essa ação ajuda a aproveitar os pratos diferentes e evita que misture vários alimentos.
Ah! Os doces...
Procure escolher apenas uma opção e, se possível, prefira os doces à base de frutas.

SBT tira Chaves da grade da emissora em 2012

O SBT promoverá uma alteração em sua grade a partir do começo de 2012. De olho no período de férias, a emissora fará alguns ajustes no começo do horário nobre. Segundo a coluna Canal 1, o "Chaves" sairá do ar de forma temporária e cederá espaço para o "Carrossel Animado", da dupla de palhaços Patati & Patatá.
A alteração é efêmera e deve se estender apenas durante o período de férias.
O programa mostrará os palhaços brincando e chamando desenhos animados.
A estreia acontece no dia 2 de janeiro.

22/12/2011 11h33 - Atualizado em 22/12/2011 11h33 Espécie de barata recém-descoberta é capaz de saltar como gafanhoto

Saltoblattella montistabularis' vive em matas da África do Sul.
Pernas traseiras permitem pulos de 48 vezes o tamanho de seu corpo.
Uma nova espécie de barata saltadora foi descrita em edição recente da revista britânica “Biology Letters”. Mas, para alívio das pessoas que têm nojo e até pânico diante desse tipo de inseto, a Saltoblattella montistabularis vive apenas em determinados matagais da África do Sul.
Diferentemente de outras espécies de baratas, ela consegue saltar distâncias de até 48 vezes o tamanho de seu corpo (seria como se uma pessoa de 1,70 metro pudesse dar um salto de mais de 80 metros), graças às suas fortes pernas traseiras, informam os pesquisadores Mike Picker, Jonathan Colville e Malcolm Burrows, que fizeram a descoberta.
Os cientistas observaram meticulosamente como funciona o sistema de propulsão da barata (veja vídeo), que acumula energia em suas pernas e a libera subitamente num movimento de catapulta, saltando grandes distâncias. “De modo geral, os mecanismos de salto e os itens anatômicos mostram notável convergência com os dos gafanhotos, com quem elas comapartilham o habitat”, afirma o artigo da "Biology Letters".

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Prédio em Fortaleza é a 'casa dos papais noéis' na temporada de Natal

Oito senhores passam o fim de ano trabalhando como papais noéis no CE. Cremes e 'dieta' fazem parte dos rituais para incorporar o personagem.
A cada Natal, Fortaleza serve de morada temporária para um animado grupo de papais noéis vindos de várias partes do país e até da Itália. Este ano, os oito alugaram um andar inteiro em um prédio no Bairro Papicu, onde preparam-se para, em média, 10 horas diárias de conversas, fotos e “ho ho hos” em shoppings, escolas e residências.
Na república dos bons velhinhos, a mamãe noel é a empregada doméstica Maria Celsa, as bermudas substituem a roupa quente de lã e a geladeira é cheia.
“E ainda desconfiam que nossa barriga não é natural”, brinca o italiano Benedetto Sanfilippo, 68 anos, o mais velho do grupo.
Ser papai noel todo dia é um ano a mais que eu ganho na vida”, afirma o mineiro Maxwell Volali.
“Você renasce só de conversar com a criança”, diz Osvaldo Vagner.
A turma é composta de aposentados que moram no Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e na Itália onde foram taxistas, metalúrgicos, atores ou microempresários.
A rotina dos papais noéis começa cedo, o primeiro a sair para o trabalho despediu-se às 8h com destino a uma escola.
Os outros haviam acabado de tomar café e assistiam à TV enquanto aguardavam a hora de pegar no batente.
Descoberto na rua
O carioca Eubirajara Garcia, 67 anos, trabalha como Papai Noel há dois anos, desde que foi descoberto na rua e uma pessoa pediu para levá-lo à agência de Teles.
“Antes disso, só havia me vestido de Papai Noel nos anos 1970, quando ainda nem tinha barba”, conta. Desde então, Garcia decidiu manter a principal característica do personagem e nunca mais cortou a barba, diferente do colega Osvaldo Vagner, que muda de visual duas vezes ao ano para garantir o emprego.
“No dia 27 de dezembro, nem eu me reconheço. É o dia em que corto a barba e só deixo crescer a partir de março”, explica.
O cuidado em manter a aparência do personagem inclui o uso de cremes na barba e uma dieta “rica em gorduras”, segundo o empresário. A barriga é natural, diz Sanfilippo, que raramente é visto longe da escova que usa para alisar os cabelos dele, e quando quer fazer graça, até os dos colegas. Os oito dizem que a empregada doméstica Maria Celsa é a Mamãe Noel. Ela trabalha há seis anos preparando a alimentação e lavando as roupas do grupo.
“São muito brincalhões. É bom demais trabalhar com eles. Me divirto muito”, afirma.
Calor e flashes de cegar
Mas a vida de papai noel não é tão fácil quanto parece.
A maioria reclama do calor do figurino de lã quando fazem trabalhos em lugares abertos.
Sobre o incômodo, o mineiro Dirceu de Souza comenta: “O que não fazemos para deixar as crianças felizes, hein?”.
Outro problema é o flash das máquinas fotográficas.
“São umas 300 fotos por dia. No fim, não enxergamos mais nada pela frente”, dizem.
Para alguns, a vocação de papai noel começou dentro de casa.
“Minha sobrinha sempre disse que eu era o 'titio noel' da família”, conta Garcia.
Já Osvaldo é acostumado com o personagem desde criança, quando a mãe vestia a roupa vermelha e a barba postiça para entregar os presentes: “Levei essa tradição para os meus filhos e a gente sempre brincou no Natal”.
Na convivência, os papais noéis trocam relatos dos pedidos mais marcantes que recebem.
“Entro no clima da criança e às vezes choro junto quando o pedido envolve resolução de conflitos familiares ou de saúde”, diz o mineiro Volali.
Os aposentados não têm descanso nem na noite de Natal, quando são contratados por famílias para animar ceias particulares.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

PF encontra R$ 144 mil escondidos dentro de televisões no AM

Policiais federais encontraram R$ 144 mil em espécie dentro de duas televisões, no último sábado (17), em uma embarcação no Porto de Manaus, Centro de Manaus. A apreensão aconteceu durante uma fiscalização de rotina.
Segundo a Polícia Federal (PF), o dinheiro estava em um barco que sairia de Manaus com destino ao município de Tabatinga, a 1.105 km de Manaus. O comandante da embarcação e outros suspeitos estavam no local.
O caso foi encaminhado à Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE). A PF informou ao G1 que os suspeitos prestaram depoimento e foram liberados.

Anvisa aprova anticoagulante de uso oral para tratar AVCs

O único anticoagulante de uso oral que pode ser tomado com outras medicações, a rivaroxabana, já pode ser usado para prevenção de doenças vasculares como acidentes vasculares cerebrais (AVCs), embolia sistêmica em pacientes com arritmia cardíaca, como a fibrilação atrial, e no tratamento de tromboembolismo venoso (TEV), conhecido como trombose. A liberação foi feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em estudos feitos com o medicamento, o risco de recorrência de trombose profunda caiu pela metade.
O Brasil é o país com maior número de mortes por derrame cerebral no continente. São quase 130 mil casos todos os anos, segundo dados da Ispor (Sociedade Internacional de Farmacoeconomia , na sigla em inglês). A fibrilação atrial é um tipo de arritmia cardíaca que atinge cerca de 1,5 milhão de brasileiros e é uma das principais causas de derrame cerebral, responsável por 20% de todos os casos registrados no país.
O tromboembolismo venoso (TEV), que atinge entre uma e duas pessoas por grupo de mil habitantes no Brasil, compreende os casos de trombose venosa profunda (TVP) e de embolia pulmonar (EP). É caracterizado pela obstrução total ou parcial da veia por um coágulo, que impede o retorno do sangue ao coração da forma correta.

Cheques devolvidos chegam a 2,19% em novembro, diz Serasa

A quantidade de cheques devolvidos em novembro chegou a 2,19% em todo o país, de acordo com a empresa de consultoria Serasa Experian. Em outubro, o levantamento registrou 1,92% de devoluções e em novembro de 2010, a taxa chegou a 1,68%. O volume de cheques sem fundos também cresceu no acumulado do ano, com 1,95% de devoluções entre janeiro e novembro, ante 1,77% no mesmo período do ano passado.
No acumulado do ano, entre as regiões, a Norte liderou com 4,15% dos cheques devolvidos, seguido do Nordeste, com 3,53%, do Centro-Oeste, 2,56%, Sul, com 1,8%, e Sudeste com 1,56%. Entre os estados quem aparece em primeiro lugar é Roraima (12,31%), seguido pelo Acre (9,11%), Maranhão (8,70%), por Sergipe (7,35%), pelo Piauí (6,99%), Amapá (6,91%), Tocantins (5,59%), Rio Grande do Norte (5,09%), por Alagoas (4,88%) e pela Paraíba (4,53%).
Segundo os economistas da Serasa Experian, o aumento nos cheques sem fundos em novembro reflete as compras parceladas com pré-datado no Dia das Crianças.
Agência Brasil

Acesso em banda larga fixa e móvel cresceu 68% em 12 meses

O número de acessos em banda larga fixa e móvel chegou a 55,4 milhões em novembro, crescimento de 68% nos últimos 12 meses. De acordo com a Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), de dezembro de 2010 a novembro deste ano foram registrados 22,4 milhões de novos acessos em banda larga.
A maioria dos acessos (38,9 milhões) é via banda larga móvel, enquanto o restante (16,5 milhões) é por banda larga fixa. A banda larga móvel dobrou o número de acessos desde novembro de 2010, acrescentando 19,4 milhões de novas conexões. A banda larga fixa cresceu 21,9% nos últimos 12 meses, com 3 milhões de novas conexões.
Do número total de acessos à banda larga móvel, 7,6 milhões são por modems de acesso à internet e 31,3 milhões por telefones celulares de terceira geração (3G), incluindo os smartphones (telefones com funções de computador), cujo crescimento atingiu 130% em um ano.
Agência Brasil

Brasil já tem mais de 236 milhões de linhas de telefonia celular

No final de novembro, havia no país 236,08 milhões de linhas de telefones celulares habilitadas, segundo balanço da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O serviço registrou 38,54 milhões de novas habilitações nos últimos 12 meses, crescimento de 19,51%.
O aumento do número de linhas em relação a outubro foi 1,92%, com 4,45 milhões de habilitações novas. Do total de acessos em operação no país, 192,7 milhões (81,65%) são pré-pagos e 43,32 milhões (18,35%), pós-pagos.
Em novembro, havia 120,81 acessos de telefonia móvel para cada 100 habitantes. O crescimento da teledensidade foi 18,48% nos últimos 12 meses. Os estados de Alagoas e do Pará registraram, pela primeira vez, mais de uma linha móvel por habitante no mês passado.
A operadora Vivo lidera o mercado brasileiro, com 29,64% de participação, seguida da TIM (26,03%), Claro (25,09%), Oi (18,92%), CTBC (0,28%) e Sercomtel (0,03%).
Agência Brasil

Homem fica preso em chaminé ao tentar invadir casa no RS, diz polícia

Um homem de 28 anos foi detido neste domingo (18) após tentar invadir uma casa pela chaminé e ficar entalado por cerca de duas horas, em Caxias do Sul, na serra gaúcha, informou a Brigada Militar. A tentativa de assalto ocorreu por volta das 8h no Bairro Montes Claros.
O homem foi até a chaminé da residência ao ver que as portas e as janelas estavam fechadas.
Preso na altura do peito, o homem foi obrigado a pedir ajuda. Acionada, a Brigada Militar chamou o Corpo de Bombeiros para resgatar o homem, que foi conduzido à delegacia em seguida. Ainda segundo a polícia, ele já havia sido indiciado por roubo a residência, mas estava em liberdade.

Estudo mostra que dois em cada três casos de aneurisma estão ligados ao tabagismo

Pesquisa feita pelo Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo mostra que 62% dos pacientes que sofreram aneurismas cerebrais fumavam regularmente. O estudo analisou 250 casos nos últimos dois anos. O levantamento destaca que os fumantes são até dez vezes mais propensos a apresentar hemorragias cerebrais causadas pelos aneurismas. O fumo, de acordo com a pesquisa, está diretamente ligado ao surgimento de casos em pacientes que já trataram do aneurisma ou que ainda enfrentam o problema.
Segundo Rafael Vicente Alves, neurocirurgião do Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo, toxinas do cigarro enfraquecem uma proteína fibrosa e flexível, chamada de elastina, encontrada na parede dos vasos sanguíneos.
A fragilidade da proteína facilita a ocorrência de um aneurisma – espécie de embaulamento do vaso – que ocorre quando há dilatação anormal de uma artéria ou veia do cérebro. O sangramento causado pelo rompimento desse vaso pode levar o paciente à morte.
“A doença é traiçoeira. Normalmente o paciente descobre que tem aneurisma quando ele sangra, e é um sangramento muito grave. Cerca de 12 a 15% dos pacientes evoluem para para o óbito antes mesmo de chegar ao hospital”, explica. Segundo o médico, dos pacientes que sobrevivem, cerca de 50% vão conviver com algum tipo de sequela grave. O aneurisma é mais comum nas mulheres, devido a fatores hormonais. No hospital de Transplantes, aproximadamente 80% dos casos em tratamento de aneurisma são em mulheres. Para tratar do aneurisma é necessária a intervenção cirúrgica. Na técnica chamada de embolização endovascular, o paciente é operado com um pequeno furo feito, geralmente, próximo à virilha. Pela incisão, o material cirúrgico percorre os vasos do paciente até o local exato do aneurisma para preencher o espaço rompido. No entanto, há casos que precisam ser tratados pelo modo convencional, em que há abertura do crânio.
Além do cigarro, colaboram para o surgimento de aneurismas a hipertensão arterial, o diabetes, as alterações de colesterol, o consumo de álcool e as doenças infecciosas inflamatórias.
“As pessoas têm de trabalhar em fatores que elas conseguem controlar. Controle de pressão, o diabetes, as alteração de gorduras no sangue, evitar álcool, e não só não fumar, mas também não conviver com pessoas que fumam, para evitar fumar passivamente”, ressalta o médico.

Norma que fixa prazo para atendimento de usuário de plano de saúde começa a valer hoje

A partir de hoje (19), beneficiários de planos de saúde não poderão esperar mais do que sete dias por uma consulta com especialistas nas áreas de pediatria, cirurgia geral, ginecologia, obstetrícia e clínica médica.
Nas demais especialidades, o prazo será de até 14 dias. Para consultas e sessões com fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, terapeutas educacionais e fisioterapeutas, a espera será de até dez dias.
A entrada em vigor da Resolução Normativa 259 estava prevista para setembro deste ano, mas foi adiada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) depois que as operadoras pediram um prazo maior para se adequar às regras.
A ANS estabeleceu ainda que cada operadora deve oferecer pelo menos um serviço ou profissional em cada área contratada.
Nos casos de ausência de rede assistencial, a operadora terá que garantir o atendimento em um prestador não credenciado no mesmo município ou o transporte do beneficiário até um prestador mais próximo, assim como o retorno do do paciente para a cidade de origem.
Agência Brasil

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Receita libera hoje restituições do último lote do IR 2011

O último lote de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2011 será liberado no banco hoje (15).
Os valores foram corrigidos em 7,67%.
Serão creditadas restituições para 86.979 contribuintes, no valor total de R$ 211.390.978,56.
A consulta ao lote pode ser feita na página da Receita Federal na internet (www.receita.fazenda.gov.br) . Quem não entrou em nenhum dos sete lotes regulares no ano é porque caiu na malha fina.
A Receita paga também hoje restituições de declarações que estavam retidas a malha fina, referentes aos lotes de 2010 (ano calendário de 2009), 2009 (ano calendário de 2008) e 2008 (ano calendário de 2007) para 110.525 contribuintes.
Do lote residual do exercício de 2010, serão creditadas restituições para 12.872 contribuintes, totalizando R$ 24.319.719,37, corrigidos em 17,82 %. No lote residual do exercício de 2009, serão pagas restituições a 6.317 contribuintes, no valor de R$ 12.041.501,25, corrigidas em 26,28 %.
Do lote de 2008, serão creditadas restituições para um total de 4.357 contribuintes, somando R$ 7.339.077,70, com correção de 38,35 %.
Neste fim de ano, o número de declarações retidas em malha chegou a 569.671 ante 700 mil em 2010. Segundo a Receita, a omissão de rendimentos foi o que levou o maior número de declarações à malha, 320.293 (56%).
Entre as omissões de rendimentos, 19.380 foram de recebimento de aluguéis.
Divergências sobre despesas médicas, encontradas em 80.556 declarações (14,14%), também foram destaque este ano.
A ausência de Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf), que a Receita usa para cruzar os dados fornecidos pelos patrões e as informações dadas pelos empregados, provocaram inconsistências em 69.483 declarações (12,19%).
Houve divergência entre os dados da Dirf em 24.030 declarações (4,22% ).
Para resolver as pendências e sair da malha fina sem se deslocar até uma unidade da Receita, o contribuinte deve acessar o Centro Virtual de Atendimentos e-CAC e fazer a autorregularização. Para isso, é preciso fazer um cadastro no site da Receita Federal, fornecendo o número do recibo das duas últimas declarações do Imposto de Renda. No e-CAC, o contribuinte tem acesso a informações referentes aos tipos de pendência e ao extrato da declaração.
Para os casos que não puderem ser resolvidos pelo e-CAC, o contribuinte pode agendar atendimento presencial a partir de janeiro de 2012.

Câmara aprova aposentadoria integral por invalidez para servidor

A Câmara dos Deputados aprovou em primeiro turno Proposta de Emenda a Constituição que prevê aposentadoria integral a funcionários públicos que ingressaram no serviço público até 31 de dezembro de 2003 e se aposentaram ou vierem a se aposentar por invalidez.
A regra não vale para o servidor que ingressou no serviço público a partir de 2004, que terá remuneração proporcional ao tempo de serviço caso se aposente por invalidez.
A PEC, de autoria da deputada Andreia Zito (PSDB-RJ), ainda terá que ser votada em segundo turno na Câmara e então seguirá para o Senado.
Segundo o relator do texto, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), a lei beneficiará cerca de 30 mil servidores da União, estados e municípios.
Também será garantida a eles paridade com os salários da ativa.
De 1998 a 2003, a aposentadoria era integral. A partir de 2003, uma Proposta de Emenda à Constituição determinou que o valor da aposentadoria por invalidez deveria ser calculada pela média das remunerações e não fixou regra de transição.
Só foi garantida a aposentadoria pela integralidade para as futuras aposentadorias voluntárias por idade e tempo de contribuição. Para garantir acordo, o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) retirou da PEC aprovada nesta quarta trecho que previa retroatividade aos funcionários que se aposentarem até a entrada em vigor da proposta. "Vai ser beneficiado o aposentado que ingressou no serviço público até 2003, mas ele não receberá os atrasados. Claro que poderá entrar na Justiça exigindo o que deixou de receber", disse o deputado. G1

Sancionada lei que proíbe fumo em local fechado em todo o país

Fumódromo será proibido, como já ocorre no Rio, Paraná e em SP. Não há prazo para que Poder Executivo regulamente novas regras.
A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que proíbe o fumo em locais fechados em todo o país, sejam eles públicos ou privados.
A mudança na legislação foi publicada nesta quinta-feira (15) no "Diário Oficial da União".
A regra é fruto de uma emenda à Medida Provisória (MP) 540/2011 apresentada pelo governo federal e que previa, entre outros temas, a utilização de recursos do FGTS em obras da Copa.
onforme o texto sancionado pela presidente, o Poder Executivo precisará regulamentar o artigo que trata sobre o fumo.
Não há prazo para que a regulamentação seja feita.
Considera-se recinto coletivo público ou privado "local fechado, de acesso público, destinado a permanente utilização simultânea por várias pessoas".
Entram nessa regra, por exemplo, os shoppings.
O texto altera os artigos 2 e 3 da Lei 9.294/1996. O artigo segundo previa o fumo em recinto coletivo "salvo em área destinada exclusivamente a esse fim, devidamente isolada e com arejamento conveniente".
Atualmente, o fumo em locais fechados já é proibido por leis estaduais, como em Rio, São Paulo e Paraná, além de outros estados. Com a nova legislação, a proibição passará a ser em todo território nacional.
O texto amplia ainda as restrições à propaganda do cigarro, com aumento da advertência sobre os riscos do fumo. A medida torna obrigatório o aumento de avisos sobre os malefícios do fumo, que deverão aparecer em 30% da área frontal do maço de cigarros, a partir de 1º de janeiro de 2016.
A publicidade em pontos de vendas também fica proibida "com exceção apenas da exposição dos refetidos produtos nos locais de venda".
De acordo com o ministério da Saúde, o texto também prevê aumento na carga tributária dos cigarros, além de fixar preço mínimo de venda do produto no varejo.
Fica estabelecida em 300% a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o cigarro.
O aumento também precisará passar por regumantação. Conforme o governo, o aumento no preço do produto está previsto para o início de 2012.
Com o reajuste do imposto e o estabelecimento de um preço mínimo, o cigarro subirá cerca de 20%, em 2012, chegando a 55% em 2015.
Câmara
Na Câmara, o relator da proposta, deputado Renato Molling (PP-RS), tentou manter os fumódromos por meio de uma emenda à medida.
O texto previa, porém, que o estabelecimento indicasse que o fumo é permitido e que seja vetada a entrada de menores de 18 anos.
O Ministério da Saúde disse que não apoiava a emenda e que o governo tinha agenda contínua para restrição do fumo.
O texto acabou sendo aprovado na Câmara em 26 de outubro já sem a possibilidade dos fumódromos.
Entenda os principais pontos da lei
Fumódromos
O texto prevê proibição do fumo em recintos fechados.
Antes, a lei brasileira permitia o fumo desde que houvesse fumódromo.
Algumas leis estaduais já haviam proibido o fumódromo.
Agora, a restrição vale para todo o território nacional.
Propaganda
A legislação brasileira já previa restrições à propaganda do cigarro, como não sugerir consumo excessivo e mostrar os malefícios do produto.
Agora, a propaganda passa a ser proibida, mesmo com cartazes no local de venda, sendo permitida apenas a exposição.
A tabela de preços deverá incluir preço mínimo para venda.
As empresas, porém, podem manter a divulgação de suas marcas sem citar os produtos.
Alerta nos maços
Os alertas sobre os malefícios do cigarro serão ampliados.
Atualmente, já há imagens na parte posterior dos maços.
Agora, os fabricantes também terão que fazer advertência em 30% da parte frontal.
Isso passará a ser exigido a partir de 1º de janeiro de 2016.
Impostos
O texto prevê aumento da alíquota do IPI do cigarro.
Com isso, o preço mínimo do cigarro deve subir cerca de 20% em 2012, chegando a 55% em 2015.
Validade da lei
De acordo com o texto aprovado, o governo federal ainda precisará regulamentar o tema para que ele tenha validade.