segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
Prepare o seu filho para a volta às aulas
Processo de adaptação depende de pais e educadores
Videogames, computadores, brinquedos e a preguiça, comum nas férias de verão vão ficando para trás. As manhãs livres dão vez à rotina de despertadores e espera por transportes escolares.
Retornar à escola para encontrar os amigos é o que motiva o estudante do 8º ano do Ensino Fundamental, Marcelo Ranieri, 13 anos. Receoso, o aluno já imagina o que vem pela frente. “O primeiro dia de aula é sempre o mais difícil. Não sei se ficarei na mesma sala que os meus antigos amigos”, conta.
Medo e ansiedade são alguns dos sentimentos dos alunos durante a fase de adaptação à nova turma e método de ensino. “Todas as faixas etárias precisam de atenção dos pais e professores neste período, porém de formas diferentes”, diz Adriana Maimoni Aguillar, pedagoga e doutora em psicologia pela USP.
Da Educação Infantil até meados do Ensino Fundamental, a dedicação dos familiares deve ser mais intensa. A criação de vínculos é a ferramenta mais importante para estimular o diálogo e, consequentemente, bons resultados nos estudos. Com a conversa, também é possível perceber se a criança está adaptada à instituição ou se está sofrendo bullying. Falta de vontade de ir à escola e reclamações constantes são alguns dos sinais.
Outro papel dos pais, que deve ser enfatizado no primeiro mês de aula, é na hora da lição de casa. Além de auxiliar na organização e estabelecer uma rotina para os estudos, ajudar a criança com o dever reflete em seu aprendizado. “É válido conversar com o professor para alinhar como deve ser feito o apoio em casa”, diz a pedagoga.
Notas vermelhas
Criar uma rotina de estudos e organização logo no início do ano letivo é a sugestão da pedagoga Adriana Maimoni Aguillar para fugir das notas vermelhas e recuperação. O apoio de psicólogos e psicopedagogos é necessário em alguns casos.
Nova escola
O processo de adaptação em uma nova escola sempre é delicado, independente da faixa etária. Pais, professores e orientadores devem prestar mais atenção no comportamento da criança.
as salas de aula
Veja os processos de adaptação no início do ano letivo:
Educação infantil
Faixa etária: até 5 anos
A adaptação deve ser gradativa e necessita da participação dos pais, principalmente no primeiro ano da criança na escola. Algumas instituições permitem que os familiares acompanhem a aluno no início do ano letivo.
1º ano ao 5º ano do ensino fundamental
Faixa etária: 6 a 10 anos
Mesmo na fase de alfabetização a escola deve enfatizar as brincadeiras e o lúdico. Em casa, os pais devem ajudar e incentivar a criança com a lição de casa.
6º ano ao 8º ano do ensino fundamental
Faixa etária: 11 a 14 anos
Com o novo método de ensino, o aluno se depara com diferentes matérias e professores. Até a adaptação os pais devem ajudar na organizar do material e das tarefas.
Ensino médio
Faixa etária: de 14 a 17 anos
O aluno está centrado nos estudos devido à proximidade do vestibular. No entanto, é importante priorizar a atividade física para relaxar e aumentar a concentração.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário