segunda-feira, 31 de outubro de 2011
Médicos-residentes passam a ter direitos trabalhistas e reajuste do valor das bolsas
Diário Oficial da União publicou hoje (31) lei que aumenta o valor da bolsa-auxílio de médicos-residentes em todo país, de R$ 1.916,45 para R$ 2.384,82. A nova lei também concede aos residentes direito de contribuir com a Previdência Social (na modalidade contribuinte individual) e permite que a categoria tenha uma data-base anual.
Os residentes ainda passam a gozar de direitos como licenças paternidade de cinco dias e maternidade de 120 dias (podendo esta ser prorrogada por 60 dias) e poderão contribuir com conselhos classistas.
As instituição de saúde que mantêm programas de residência médica, por sua vez, deverão assegurar aos bolsistas moradia, alimentação e condições adequadas de higiene e descanso.
Agência Brasil
Servidores do Judiciário fazem greve em 16 estados do país
Servidores da Justiça Federal, da Justiça do Trabalho e Justiça Eleitoral fazem uma greve por tempo indeterminado em pelo menos 16 estados do país. O número deve subir para 17 estados, quando os servidores de Minas Gerais aderirem ao protesto a partir da próxima quinta-feira (3).
Nesta segunda-feira (31), estão paralisados os funcionários públicos do Judiciário dos estados de Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, São Paulo e Piauí.
Os trabalhadores do Judiciário federal reivindicam a aprovação do projeto de lei 6613/2009, que prevê reajuste de salário da categoria em 56%, em média, e reformulação do plano de carreira. De acordo com os sindicatos nos estados, os trabalhadores estão sem reajuste desde 2006. A negociação salarial é feita com o governo federal, através do Supremo Tribunal Federal, e, até agora, não foi feito nenhum acordo com os servidores.
Bahia
As justiças Federal e Militar da União, além do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª região e o Tribunal Regional Eleitoral na Bahia, estão em greve desde 1ª de junho. De acordo com o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário na Bahia (Sindjufe-BA), 40% do efetivo de funcionários estão em atividade durante o período grevista, atendendo a serviços essenciais, a exemplo de habeas corpus, casamentos e mandados de segurança.
Mato Grosso
Em Mato Grosso, os servidores públicos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e da Justiça do Trabalho e Federal completaram 107 dias de greve nesta segunda-feira (31).
Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal (Sindijufe-MT), Pedro Aparecido de Souza, atualmente cerca de 40% dos 1.100 servidores estão paralisados no estado cobrando reposição salarial referente aos últimos cinco anos e o fim da possibilidade de congelamento dos salários para os próximos 10 anos, conforme prevê o projeto de lei 549/2009 em tramitação na Câmara Federal. Ainda segundo Pedro Aparecido, no dia 3 de novembro, quando o movimento completará cinco meses, os servidores vão reavaliar em assembleia se mantêm ou não a greve.
Mato Grosso do Sul
De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal e Ministério Público da União em Mato Grosso do Sul (Sindjufe-MS), Ricardo Rocha, aproximadamente 200 servidores aderiram ao movimento grevista no estado. A paralisação começou no último dia 20 e a próxima assembleia da classe está marcada para a quinta-feira, 3 de novembro.
Segundo ele, a categoria é contra a decisão do governo de congelar os salários do Judiciário pelos próximos dez anos. No estado, de acordo com Rocha, os servidores já estão há cinco anos sem reajuste.
Minas Gerais
Os servidores das Justiças Federal, Eleitoral, do Trabalho e Militar em Minas Gerais estão organizados para iniciar um movimento de greve a partir desta quinta-feira (3) em todo o estado. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no Estado de Minas Gerais (Sitraemg), os servidores reivindicam reposição salarial, melhoria das condições de trabalho e maior valorização do judiciário.
Pernambuco
Em Pernambuco, os servidores do Judiciário Federal entraram em greve no dia 18 de outubro. Na época, aderiram à paralisação metade dos servidores da Justiça do Trabalho e Eleitoral, que somados representam 50% da categoria. Ao todo, são dois mil funcionários.
Atualmente, estão em greve 300 servidores da Justiça Eleitoral, cerca de 30% da categoria. Estão fechados 40 cartórios eleitorais da Região Metropolitana do Recife e interior do estado. Entre eles, o mais procurado pelos eleitores da capital pernambucana, que fica instalado no Forte das Cinco Pontas, no Bairro de São José, que agrega oito cartórios.
De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal em Pernambuco (Sintrajuf-PE), Jacqueline Albuquerque, estão mantidos os serviços essenciais, como emissão de certidão eleitoral e expedição do título de eleitor. Antes de serem realizados, os atendimentos passam por uma triagem.
Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, o Sindicato dos Servidores das Justiças Federais (Sisejufe –RJ) afirmou que estima em 60% a adesão à greve. De acordo com Roberto Ponciano, coordenador de imprensa do sindicato, há adesão nas varas federais e no Tribunal Regional Eleitoral. Já no Tribunal Regional do Trabalho, a greve não teve tanta adesão.
De acordo com Ponciano, é feito um rodízio entre os servidores para que seja cumprido os 30% de servidores trabalhando exigidos por lei. Além da capital, há adesão à greve também em municípios como Niterói, São Gonçalo, Campos, Volta Redonda, Petrópolis e São João de Meriti.
Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, a greve teve início em 17 de outubro. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no estado (Sintrajufe-RS), as audiências na Justiça do Trabalho, Eleitoral e Federal fora adiadas para que não houvesse prejuízo aos processos. Houve paralisação na Justiça do Trabalho em 33 cidades, na Justiça Federal em 14 cidades e na Justiça Eleitoral em 4 cidades, segundo o Sindicato.
Segundo a assessoria da Justiça Federal da 4ª região, a adesão varia de acordo com cada cidade. Em Porto Alegre, apesar da paralisação, não foram registrados problemas no atendimento à população.
São Paulo
Em São Paulo, os trabalhadores estão em greve desde 27 de setembro, segundo o Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal do Estado de São Paulo (Sintrajud). O sindicato não sabe estimar o percentual de adesão ao movimento.
No ano passado, a categoria ficou 69 dias paralisada pelo mesmo motivo. O sindicato planeja um protesto contra o presidente do Supremo Tribunal Federal, César Peluzo, no Centro de São Paulo.
A Justiça Federal confirma que a paralisação ocorre há algumas semanas, mas acrescenta que o atendimento não foi totalmente prejudicado, porque há sempre funcionários à disposição nos balcões de atendimento. Além da greve, o expediente nos fóruns federais da 3ª Região (São Paulo e Mato Grosso do Sul) e no Tribunal Regional Federal da 3ª Região estão suspensos nos dias 31 (comemoração ao Dia do Servidor), 1º de novembro (feriado legal, de acordo com o artigo 62 da Lei 5.010/66) e 2 de novembro (Finados).
G1
sábado, 22 de outubro de 2011
Ministério da Saúde lança campanha de mobilização para prevenção à osteoporose
O Ministério da Saúde lançou hoje (22) no Parque da Cidade uma campanha nacional de mobilização para a prevenção à osteoporose. A osteoporose é uma doença que deixa os ossos fracos a ponto de quebrarem ao mínimo esforço. As principais formas de osteoporose são a pós-menopausa, a senil e a secundária, que atinge pessoas com doença renal hepática, endócrina, hematológica ou que usam medicamentos como corticóides. O excesso de fumo, álcool e café também são fatores que podem levar à osteoporose.
O objetivo da campanha é mostrar que a prevenção é a melhor arma no combate à osteoporose e deve começar na infância. Para Manter Ossos Sempre Fortes É Preciso Prevenir é o tema da campanha. “Queremos mostrar a importância do fortalecimento dos ossos com hábitos saudáveis desde cedo. Por isso, é importante a conscientização. Não só para as pessoas idosas, mas para as crianças, para os gestores públicos, para todos. Acho que os profissionais de saúde também devem estar atentos para a questão da osteoporose”, disse Luiza Machado, coordenadora nacional de Saúde do Idoso do Ministério da Saúde.
Para ela, iniciar a prevenção na infância tornará a velhice da população mais saudável. “A prevenção deve começar na fase intraútero. Aquela mãe que faz um bom pré-natal, que cuida da sua criança, que amamenta e que mantém, durante toda a infância, uma alimentação de qualidade e, com hábitos saudáveis, vai contribuir para que essa criança seja um adulto sem problemas e, consequentemente, uma pessoa idosa com melhor qualidade de vida”, informou.
A coordenadora destaca ainda que pais com hábitos saudáveis também levam os filhos a adotar as mesmas práticas na maioria das vezes. Por outro lado, crianças sedentárias, que ficam muitas horas usando o computador ou assistindo à televisão, não brincam ao ar livre e não ficam expostas ao sol, não terão uma vida saudável no futuro. “Os nossos ossos são formados com exercícios físicos e pelos bons hábitos, como uma alimentação que contenha cálcio encontrado em alimentos como o leite e derivados e, também, em outras fontes como hortaliças escuras, por exemplo”, destacou. A prevenção da osteoporose engloba medidas como praticar atividades físicas, mas também ter uma nutrição adequada, com dieta rica em cálcio, evitar quedas, não fumar e evitar o excesso de álcool, café e sal.
Pelos cálculos de Luiza Machado, 10 milhões de pessoas têm osteoporose no Brasil. A doença, segundo ela, é irreversível, mas é possível reduzir seus efeitos. Ela lembra que, ao contrário do que se pensa, não atinge só as mulheres, mas também os homens. É silenciosa e muitas vezes só é detectada após uma queda.
“Uma das preocupações no Ministério da Saúde é com a redução de internações e com a fratura de fêmur. Por isso, a gente vem trabalhando com oficinas de captação para os profissionais da rede de saúde e profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio das coordenações estaduais para identificar os idosos que têm risco de cair, sofrer quedas”.
Maria da Conceição Pinheiro Veras, de 64 anos, era uma das mais animadas durante o lançamento da campanha. Ela acompanhava o grupo de animação que estava no evento e fez questão de declarar que sempre se cuida e acha importante que outras pessoas façam exames de saúde periódicos. Mesmo sob a chuva e o frio de aproximadamente 15ºC, ela era uma das centenas de idosos que foram ao Parque da Cidade, neste sábado.
“É importante mostrar às pessoas o perigo da osteoporose e os cuidados que elas devem ter para se prevenir da doença. É o que eu venho fazendo desde cedo. Continuo caminhando e mantenho uma alimentação saudável. Eu vivo 24 horas em lua de mel comigo mesmo”, disse Luísa César, de 69 anos.
Um dos poucos homens presentes ao evento, Pedro Pereira da Silva, de 67 anos, considera sua presença importante como exemplo para mostrar que a osteoporose não é uma doença apenas de mulheres. “Depende da estrutura de cada um. Se cuidar bem permitirá uma vida mais saudável. Mas se não, com o passar dos anos, vai sentir as dificuldades. Tenho uma vida saudável”, disse.
Agência Brasil
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
Comitiva paraibana visita a AACD em São Paulo nesta 6ª feira
O deputado federal Romero Rodrigues, em companhia do governador Ricardo Coutinho, do vice-governador Rômulo Gouveia, da deputada estadual Eva Gouveia, e do senador Cássio Cássio Cunha Lima, visitam nesta sexta-feira, a sede nacional da AACD, em São Paulo. A Associação de Assistência a Criança Deficiente em São Paulo está localizada à rua Borges Lagoa, 1505, Vila Clementino
A comitiva será recebida pelo presidente e vices-presidentes da entidade. Na oportunidade será feita uma visita às instalações da AACD, ocasião em que poderão conhecer de perto os serviços aqui realizados aos pacientes portadores de deficiência física.
No dia 22 de outubro, sábado, a comitiva estará nas instalações da SBT, para participar do encerramento do programa Teleton, comandado pelo apresentador Sílvio Santos, onde será informado o nome da nova unidade a ser construída pela AACD/Teleton.
O deputado Romero Rodrigues disse hoje, na Câmara dos Deputados, em Brasília, “ser louvável o esforço e o trabalho de Cássio Cunha Lima”, em trazer uma unidade da AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente para Campina Grande.
Romero afirmou que “Cássio, mesmo sem ainda exercer o seu mandato de senador, empreendeu uma verdadeira cruzada para tornar possível um sonho dos portadores de deficiência física da Paraíba: contar com um centro de excelência disponível para realização de tratamento, sem a necessidade de se deslocar para outras unidades da federação, numa verdadeira via-crúcis, extenuante e cara, para os pacientes”.
A vitória dessa jornada está próxima do fim, segundo Romero, pois no sábado (22), durante o encerramento do Teleton, jornada televisiva promovida pelo SBT em busca de doações, será anunciado o local onde deverá ser construída mais uma unidade da AACD. “Campina Grande, graças a esse trabalho de Cássio, certamente será a contemplada por essa importante entidade. Essa é a nossa esperança. Vamos torcer”, disse Romero.
A Associação de Assistência à Criança Deficiente é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que trabalha há mais de 61 anos pelo bem-estar de pessoas com deficiência física. Ela nasceu do sonho de um médico que queria criar no Brasil um centro de reabilitação com a mesma qualidade dos centros que conhecia no exterior, para tratar crianças e adolescentes com deficiências físicas e reinseri-los na sociedade. Foi pensando nisso que o dr. Renato da Costa Bonfim reuniu um grupo de idealistas e, no ano de 1950, fundou a AACD.
A missão da AACD é promover a prevenção, habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência física, especialmente de crianças, adolescentes e jovens, favorecendo a integração social.
A entidade tem como valores a responsabilidade social, respeito ao ser humano e suas diferenças, ética, qualidade, eficácia, competência e transparência.
Redação iParaíba com Ascom
quinta-feira, 20 de outubro de 2011
STF conclui ofício e encaminha solicitação para posse de Cássio
OFICIAL: assessoria do STF conclui ofício e encaminha solicitação de posse imediata de Cássio para o TSE
O calvário de Cássio – do começo ao quase fim. Chega cada vez mais perto o desfecho da via crucis do senador eleito Cássio Cunha Lima (PSDB) para definitivamente tomar posse no cargo em que foi eleito com mais de 1 milhão de votos – o de Senador da República.
O Supremo Tribunal Federal, depois de ser um dos responsáveis pela procrastinação enfim resolveu acelerar o passo. Na manhã desta quinta-feira (20) a assessoria do STF confirmou a reportagem do PB Agora que já concluiu toda a documentação para ser encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral sobre a decisão para diplomar imediatamente o tucano na vaga federal.
O ofício está sendo encaminhado no início da tarde desta quinta-feira para a Corte Eleitoral e, ainda hoje, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba também deverá estar sendo comunicado da decisão imediata. Pela primeira vez o ministro Joaquim Barbosa, relator dos agravos contra Cunha Lima, mostrou que é ministro e não inimigo pessoal de ninguém. Em seu parecer ele foi curto e claro.
‘Cássio já cumpriu a pena de inelegibilidade e não teria porque procrastinar ainda mais essa penalidade, portando, determino a posse sem que haja nem mesmo a publicação do acórdão para que essa determinação seja cumprida’.
Feito os tramites legais. Agora só resta saber se o Tribunal Regional Eleitoral vai ser tão ágil para empossar Cássio como foi para cassá-lo.
STF manda Justiça Eleitoral dar posse a Cássio Cunha Lima no Senado
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) determinaram hoje (19) que a Justiça Eleitoral dê posse a Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) no cargo de senador. O registro do político havia sido barrado pela Lei da Ficha Limpa no ano passado, porque ele teve o mandato de governador cassado em 2008 por suspeita de abusos nas eleições de 2006. Com a anulação dos efeitos da Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2010, Cunha Lima se tornou elegível.
Em maio deste ano, o relator do caso, Joaquim Barbosa, já havia determinado a posse do político. No entanto, vários recursos de coligações rivais tentavam impedir o cumprimento da decisão. O julgamento desta tarde contou com a presença do relator do caso, ministro Joaquim Barbosa, que participou da primeira sessão plenária desde que voltou da licença médica em setembro.
Ao negar todos os recursos contra a posse de Cunha Lima, o ministro explicou que a inelegibilidade do ex-governador, com base na redação original da Lei Complementar nº 64/90 – alterada posteriormente pela Lei da Ficha Limpa - já teria esgotou seus efeitos.
Cássio: "Louvo a Deus e agradeço à Paraíba"
Através do twitter, o senador Cássio Cunha Lima se manifestou publicamente pela primeira vez acerca da decisão desta quarta-feira do plenário do Supremo Tribunal Federal que determinou a sua posse no Senado Federal.
Ele disse que ficou humanamente impossível responder as mensagens recebidas - foram mais de 400 através das redes sociais e aproximadamente 1.200 em seu aparelho de telefone celular.
Cássio anunciou o seu retorno ao Estado para a próxima segunda-feira, quando ficará à espera da convocação do Tribunal Regional Eleitoral para a sua diplomação.
O ´tucano´ informou que a sua assessoria jurídica obteve a informação de que a comunicação do TSE ao TRE paraibano ocorrerá ao longo desta quinta-feira.
- Louvo a Deus e agradeço à Paraíba - exclamou Cássio.
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
Na Paraíba há mais telefones celulares do que habitantes
Junto com o Distrito Federal, dos 26 estados brasileiros, 20 já têm mais de uma linha de telefone celular habilitada por habitante, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Atualmente, o Brasil tem 116,5 linhas habilitadas para cada grupo de 100 pessoas.
Em setembro, Paraíba e Roraima registraram mais de um acesso em serviço móvel por habitante e se juntaram a 19 unidades da federação que já ultrapassaram a marca de mais de um celular por habitante. O Distrito Federal é a que registra a maior relação: 198,77 linhas para cada 100 habitantes, quase duas linhas por morador da capital. A maior teledensidade por área de registro está na área 71, cuja principal cidade é Salvador, com 180,51 acessos por grupo de 100 habitantes.
Também estão no grupo São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul, Rondônia, Mato Grosso, Pernambuco, Espírito Santo, Santa Catarina, Amapá, Paraná, Rio Grande do Norte, Tocantins, Sergipe, Minas Gerais, Amazonas e Acre.
O número de linhas de celulares habilitadas no país chegou a 227,4 milhões em setembro. Nos primeiros nove meses do ano, o serviço de telefonia móvel registrou 24,4 milhões de novas habilitações, o que representa um crescimento de 12,03% no ano. Em setembro, foram mais de 3,3 milhões de novas habilitações, com crescimento de 1,49% em relação a agosto.
Do total de acessos em operação no país, a maioria (81,64%) é de telefones pré-pagos, enquanto os pós-pagos representam 18,36%. Os terminais de terceira geração (3G) totalizaram em setembro 34,5 milhões de acessos, crescimento de 67,19% no ano.
A operadora Vivo lidera o mercado brasileiro com 29,49% de participação, seguida por TIM (26,04%), Claro (25,3%), Oi (18,84%), CTBC (0,3%) e Sercomtel, com 0,03%.
Agência Brasil
Vacina contra a dengue
Cinco capitais brasileiras – Campo Grande, Fortaleza, Goiânia, Natal e Vitória – estão participando dos testes em seres humanos de uma vacina contra a dengue. Os dados serão analisados em conjunto com os de outros países latino-americanos e asiáticos, onde a dengue também é uma epidemia. Em testes anteriores, o medicamento tem se mostrado seguro para a saúde.
Hoje o único método de prevenir a transmissão do vírus é agir sobre o Aedes aegypti, mosquito transmissor, seja com inseticidas – fumacê – ou com a eliminação dos criadouros – água parada.
Os voluntários escolhidos para a pesquisa têm entre 9 e 16 anos e são acompanhados de perto por uma equipe médica enquanto fizerem o tratamento. Dois terços dos pacientes recebem a vacina candidata e os demais tomam doses de placebo – uma substância que não tem efeito no corpo.
A vacina é composta por três doses, que devem ser dadas com intervalos de seis meses. Todos os pacientes serão observados durante o período, e qualquer caso de febre deve ser relatado aos médicos pesquisadores. O objetivo é saber quais crianças e adolescentes vão ter dengue ou não.
Para que ela seja considerada eficiente, o número – relativo – de casos de dengue entre os pacientes que tomaram a vacina precisa ser no máximo 30% do número de casos entre os que receberam doses de placebo.
“Essa premissa de 70% de eficácia foi compartilhada com alguns órgãos reguladores como, por exemplo, a Organização Mundial de Saúde”, diz o médico Pedro Garbes, diretor regional de desenvolvimento clínico na América Latina do Sanofi Pasteur, laboratório responsável pela produção da vacina.
Os voluntários precisam morar em áreas expostas ao risco de transmissão de dengue; caso contrário, é natural que nenhum deles desenvolva a doença e a pesquisa não tenha validade.
“Eu gosto de dar como exemplo uma coisa meio absurda. Você está testando uma vacina para HIV e escolhe vacinar cem freiras num convento. Dois anos depois, você volta, faz os exames e fala que a vacina funcionou muito bem. Você escolheu a população errada e se esqueceu de perguntar se elas tinham risco de adquirir a infecção”, justifica Reynaldo Dietze, professor da Universidade Federal do Espírito Santo e coordenador da pesquisa no Brasil.
Como funciona
Toda vacina é feita com material do próprio agente causador da doença – um vírus, no caso da dengue –, em forma atenuada ou morta, que serve para preparar o sistema imunológico. Após tomar a imunização, o corpo será capaz de reconhecer o vírus e terá anticorpos para combatê-lo.
A dengue tem quatro tipos de vírus diferentes que provocam os mesmos sintomas. Uma vacina tem que ser capaz de preparar o sistema imunológico para todos eles. Nessa pesquisa, os cientistas trabalharam separadamente com cada um dos tipos. É como se eles tivessem feito quatro vacinas diferentes e as misturado em uma só.
No passado, vacinas que usavam o próprio vírus da dengue provocaram uma reação muito forte nos pacientes e não foram consideradas seguras. Por isso, os cientistas recorreram à engenharia genética para colocar o material genético dos vírus da dengue em outro organismo.
“Recortou-se parte do seu genoma e se colocou essa parte do genoma deles em outro vírus: o vírus vacinal da febre amarela”, conta Pedro Garbes. Segundo o médico, a vacina da febre amarela já existe há 70 anos e é considerada bastante segura.
Caso a vacina seja aprovada, o laboratório pretende colocá-la no mercado em 2014.
Pesquisa nacional
Esse não é o único grupo de pesquisadores empenhado em elaborar uma vacina para a dengue. O Instituto Butantan, vinculado ao governo do estado de São Paulo, e a Fundação Oswaldo Cruz, do governo federal também têm projetos nesse sentido.
Alexander Precioso, diretor de testes clínicos do Instituto Butantan, coordena uma equipe que trabalha com esse objetivo, em parceria com os Institutos Nacionais de Saúde dos EUA. A primeira fase de testes começa ainda esse ano.
Para ele, não é um problema grave se alguém chegar a uma fórmula antes e não se trata de uma corrida com um único ganhador. “Todas as iniciativas são muito bem-vindas, a princípio”, diz Precioso.
“A demanda é mundial”, lembra o especialista. “Ninguém terá a capacidade de produzir todas as doses necessárias”, acrescenta.
Precioso afirma ainda que é importante para o Brasil ter uma vacina produzida por uma instituição local e com financiamento público.
“Nós acreditamos que ela terá o resultado esperado e mais adequado para o nosso país”, diz. “É claro que por ser uma produção nacional, nós temos a expectativa de que ela tenha o custo inferior”.
G1
Luto no futebol: Rei do Nordeste, Maurício Simões, morreu no início da noite desta terça-feira
Luto no futebol: Rei do Nordeste, Maurício Simões, morreu no início da noite desta terça-feira
Foto: Jornal da Paraíba
Maurício Simões, o Rei do Nordeste, agora saudade, foi morar com o ''Divino''
Foi anunciada pela Rádio Jornal do Comércio, de Pernambuco, às 22h:40min na noite desta terça-feira (18), a morte do técnico Maurício Simões, ele havia sofrido um infarto e passado por uma cirurgia de alta complexidade que durou quase 10h, no Hospital Cirurgia, em Aracaju, cidade onde estava morando com sua família. Segundo a reportagem, ele foi à óbito às 20h.
Durante a tarde a equipe médica havia anunciado que o quadro era muito grave e se complicava com os rins que pararam de funcionar, era necessário fazer hemodiálise, mas o corpo dele não reagia, sendo muito difícil o procedimento, já que até a respiração era mecânica.
José Mauricio Fernandes Simões, mais conhecido como Maurício Simões era pernambucano, de Recife, nasceu em 11 de agosto de 1963, foi jogador, mas logo se tornou treinador de futebol. De tantos títulos (12 títulos estaduais) que ganhou em um curto espaço de tempo, ficou conhecido como o Rei do Nordeste.
Com ele não tinha meio termo, era intenso em tudo que fazia, fosse no profissional ou no pessoal, despertava sentimentos contraditórios, amor que quase sempre acabava em desamor, mas depois voltava e o amor ressurgia, tinha um coração de menino aventureiro que se jogava nas coisas, sem ligar muito para o pensamento alheio, com o que viria a seguir, e por muito tempo foi acompanhado pela sorte que se aliava a sua competência, mas nas últimas temporadas a sorte perecia ter brigado com ele, e seu coração de menino grande ficou triste e parou...
O futebol nordestino fica triste, perde muito, onde Maurício Simões chegava, provocava, revolucionava, amedrontava, ganhava, perdia, tudo ficava com sua marca, era um Homem Singular.
Títulos:
Treze
Campeonato Paraibano: 2005 e 2006
Campinense
Campeonato Paraibano: 2004
Picos
Campeonato Piauiense: 1994, 1997 e 1998
Sergipe
Campeonato Sergipano: 1995, 1996 e 2003
Confiança
Campeonato Sergipano: 2001, 2002 e 2004
Agoraesportes
terça-feira, 18 de outubro de 2011
Cássio vai participar do Teleton
O senador eleito Cássio Cunha Lima informou no microblog twitter que está em Brasília para uma audiência com o ministro da saúde, Alexandre Padilha e direção nacional da AACD para pleitear uma unidade de saúde para a cidade de Campina Grande.
No twitter também, Cássio faz campanha para doações para o Teleton que acontece no próximo final de semana.
No sábado, Cássio confirmou que estará em São Paulo para participar do Teleton no SBT. No evento será anunciada onde será construida a nova sede da AACD no Brasil e Cássio acredita que será em Campina Grande.
No Brasil, Silvio Santos é mais admirado que Jesus, diz pesquisa
No Brasil, Silvio Santos é mais admirado que Jesus, diz pesquisa
De acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto inglês Future Poll, para a Johnnie Walker, o apresentador Silvio Santos, 80 anos, é a personalidade mais admirada pelos brasileiros, à frente de Jesus Cristo.
O chefão do SBT, que apresenta o "Programa Silvio Santos", superou ainda o empresário Bill Gates (segunda posição), o ex-presidente Lula (terceira) e a atriz Angelina Jolie (quarta). Jesus aparece em quinto lugar, seguido pelo empresário Eike Batista, o piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna, o ex-jogador Ronaldo, o líder pacifista indiano Gandhi e Pelé.
Para a pesquisa, foram ouvidos mil homens e mulheres entre 25 a 45 anos. O estudo também apontou que 68% dos entrevistados não acredita que ser bem-sucedido na vida está diretamente ligado a acumular uma fortuna.
Além disso, o Brasil é o que mais valoriza a inteligência entre todos os países pesquisados, com uma média de 80% dos entrevistados, ante 67% do restante. Ainda de acordo com a pesquisa, 64% acreditam que é importante que os precursores de qualquer campo sejam inovadores.
Parabéns a todos os médicos
Homenagem a um médico
Quando nascemos, recebemos
diferentes missões.
A sua missão é de salvar vidas!
Pelo talento de suas mãos,
transforma todo homem
em bonança.
Sua alma não se contém diante
do desespero de uma criança
ou de um idoso.
Por isso, você vai operando
milagres, trazendo esperança
a corações desesperançados.
Falar de seu ofício de médico
não é fácil.
Existem muitas dificuldades
e seu trabalho é incansável.
Sabemos que você o faz por
amor ao ser humano,
altruísta sempre.
Não há tempos, nem momentos
para fazer o bem, por isso,
devemos a você nossa saúde.
Você não escolhe dia para exercer a sua profissão.
Para você, todo dia é dia
de salvar vidas.
Por isso, seremos sempre
gratos e rendemos nossas
homenagens.
Nosso sincero agradecimento
de quem sabe que, sem você,
nossa vida não seria tão feliz.
Feliz dia do médico!
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
Morre o pai de Reynaldo Gianecchinni
Um triste notícia recebeu Reynaldo Gianecchini, nesta segunda-feira (17), seu pai Reynaldo Cisco Gianecchini, de 72 anos, morreu vítima de câncer no sistema digestivo. Patrão, como era conhecido, estava internado no Hospital São Lucas, na cidade de Araçatuba, no interior de São Paulo.
O velório será realizado a partir do meio dia, no Velório da Saudade II, em Ribeirão Preto, e o enterro no cemitério Bom Pastor, às 16h.
No começo deste ano, Patrão descobriu um tumor no fígado, e logo começou o tratamento na cidade de Franca, também no interior de São Paulo.
Em agosto deste ano, Reynaldo Gianecchini, 38 anos, foi diagnosticado com linfoma não-Hodgkin, um tumor que atinge os gânglios linfáticos. Desde então, o ator iniciou o seu tratamento de quimioterapia. A doença do ator não tem relação com a que matou seu pai.
Cisoto era professor de química no curso pré-vestibular do Colégio Anglo, em Penápolis, interior de São Paulo. Porém, ele estava afastado do trabalho desde o início do ano para tratamento.
Em março último, Reynaldo Gianecchini acompanhou o pai no Instituto de Medicina do Além, que fica em Franca (SP). Na ocasião ele foi submetido a uma cirurgia espiritual com o médium João Berbel, que incorpora o espírito do Dr. Alonso, um médico que viveu na cidade no século passado e ficou conhecido por ajudar somente os mais pobres.
Procurada pelo O Fuxico, a assessoria de imprensa do ator não se manifestou sobre o assunto.
MEC prorroga inscrições do Enem para presidiários
O Ministério da Educação prorrogou as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa. Elas agora terminam às 18h da sexta-feira (21), pelo horário oficial de Brasília. Foi informado que elas terminariam nesta segunda-feira (17).
Além de ser usado no processo seletivo de dezenas de universidades e contar pontos em outras, o Enem também pode ser usado para conseguir o certificado do ensino médio.
As provas para os detentos serão realizadas nos dias 28 e 29 de novembro (segunda e terça-feira) de 2011, nas unidades prisionais ou socioeducativas indicadas pelas Secretarias de Segurança Pública de cada estado, Secretarias de Justiça dos Estados, Órgãos da Administração Penitenciária e Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Cada unidade deverá ter um responsável pedagógico e firmará um Termo de Compromissos e Responsabilidades com o Inep.
Inscrições
O responsável pedagógico pela leitura atenta do edital e é quem fará as inscrições dos participantes, acompanhando o processo até o acesso dos resultados obtidos por aqueles que realizaram o Exame.
É também o responsável pedagógico da cada unidade que deverá solicitar a certificação ou a participação do inscrito no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), bem como o atendimento especial para os dias das provas.
Da mesma forma que o exame para o grande público, a inscrição para o Enem nas unidades prisionais também será feita exclusivamente via Internet no endereço http://sistemasespeciais.inep.gov.br/unidadesprisionais/.
Para efetuar a inscrições é preciso forneçer o número da unidade prisional ou socioeducativa e o cadastro de pessoa física (CPF) do participante privado de liberdade.
Celulares não mudam para o horário de verão e causam atrasos
A mudança dos relógios dos celulares para o horário de verão, adiantando uma hora na virada de sábado (15) para domingo (16), deveria ocorrer de forma automática – chamada de "sincronização" – em muitos dos aparelhos, mas isso acabou não acontecendo para alguns usuários.
No Twitter, muitos reclamam que o celular não mudou o horário automaticamente, causando confusão. Por conta de não saber se os aparelhos fazem a mudança automática de horário, outros usuários do microblog acabaram sem saber dizer se a alteração foi realizada.
Nos celulares, o ajuste automático depende da disponibilidade de um serviço chamado “Identidade da Rede e Fuso Horário” (NITZ, na sigla em inglês) por parte da operadora de telefonia. O celular também precisa ter suporte ao recurso e ele precisa estar habilitado no modo automático. Mesmo celulares bastante antigos são capazes de obter a hora e data correta a partir da rede.
No entanto, em alguns casos, a sincronização não acontece e o celular permanece no horário antigo – seja por problemas na rede da operadora, pela inexistência do serviço ou porque o celular não suporta ou não está configurado para ajustar o relógio automaticamente. O que se deve fazer é procurar as configurações de data e horário do celular. Se tudo estiver correto e o celular ainda assim não sincronizar o relógio, o problema pode estar no aparelho ou na operadora. Desse modo, é preciso fazer o ajuste manual nas opções do aparelho.
O G1 tentou falar com as operadoras Vivo, Claro e Tim neste domingo (16) sobre a atualização automática de horário dos celulares, mas não conseguiu.
Processo judicial não deve afetar ajuste
Os responsáveis pelo banco de dados de fusos horários do Linux e outros sistemas operacionais, chamado de "Tz Database", foram processados por um grupo de astrólogos que mantém um Atlas de informações históricas de fusos horários, utilizadas pelos especialistas para a criação do banco de dados.
A ação judicial, porém, não é direcionada ao banco de dados em si. Distribuições Linux ainda podem distribui-lo. A mudança para o horário de verão não deve ser afetada para esta plataforma.
Horário de verão nos PCs
A troca automática nos computadores depende de três fatores: o computador estar configurado para a localidade correta, a sincronização da hora e data e do banco de dados de informações a respeito de fusos horários, que inclui as mudanças no horário de verão. A maneira mais fácil de obter esses dados é baixando atualizações da internet. No Windows, basta ativar as Atualizações Automáticas no Painel de Controle. Já a sincronização de hora pode ser feita clicando no relógio do sistema, normalmente no canto inferior direito da tela. O site da Microsoft apresenta uma explicação de como mudar o horário.
Mudanças de hábito podem trazer economia para o consumidor no verão
O horário de verão deste ano, que começou nesse domingo (16), poderá trazer significativa economia na conta de energia elétrica caso o consumidor adote hábitos simples no dia a dia. "Energia mais barata para o nosso bolso e menos agressiva ao meio ambiente é aquela que a gente não desperdiça”, disse o engenheiro Alexandre Reis, da Assessoria de Estudos e Programas de Conservação de Energia de Furnas.
No caso do consumidor residencial, o grande vilão é o chuveiro elétrico, lembrou. “O horário de verão é um excelente momento para a gente aproveitar o calor do dia e tentar economizar no chuveiro, colocando, pelo menos, a chave na posição verão”. De acordo com pesquisas, o chuveiro responde por cerca de 24% da conta mensal de energia elétrica. Reis recomendou que sejam evitados banhos no horário de pico que, no estado do Rio, vai das 18h às 21h.
Em relação a aparelhos como geladeira, freezer e ar condicionado, Alexandre Reis sugeriu que o consumidor dê prioridade a modelos que levem o selo Procel de economia de energia, sobretudo quando for trocar um aparelho antigo por um novo. “O selo Procel é uma premiação àquele produto que, em sua categoria, é o mais eficiente”. Todos os produtos que entram no mercado são testados e certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Aqueles que recebem o índice A de eficiência gastam menos energia.
Segundo o engenheiro de Furnas, somente a troca por um aparelho mais eficiente faz com que o consumidor passe a economizar 50% na conta de luz. “E, por vezes, o investimento é diluído na diferença de conta em poucos meses”.
Em relação a outro vilão do consumo, as lâmpadas incandescentes, a substituição por lâmpadas fluorescentes pode gerar economia em torno de 60% para o consumidor. “Lâmpada incandescente é a mais obsoleta que existe”, analisou Reis. Ele explicou que 80% de uma lâmpada incandescente geram somente calor e apenas 20% geram iluminação. As lâmpadas fluorescentes, além de reduzir o consumo, podem durar dez vezes mais, acrescentou. Enquanto uma lâmpada incandescente dura mil horas, as fluorescentes podem durar até 10 mil horas.
As mesmas regras de redução do consumo se aplicam a estabelecimentos comerciais e industriais. Furnas desenvolve um trabalho gratuito de diagnóstico energético para empresas e instituições públicas, como escolas, hospitais e prefeituras. No Rio de Janeiro, a estatal, subsidiária da Eletrobras, realizou trabalho para a redução dos gastos de energia em vários locais públicos, como o Jardim Zoológico e o Jardim Botânico.
As medidas adotadas por Furnas no escritório da empresa no Rio, a partir de 2000, levaram a uma redução de 38,6% nos gastos anuais com eletricidade, o que corresponde a cerca de R$ 925 mil por ano.
As ações de eficiência energética envolveram, por exemplo, a troca de 14 mil luminárias e a colocação de refletores, que levaram o foco da iluminação para as superfícies de trabalho. A economia de consumo gerada apenas com a troca de iluminação atingiu 73%. Na conta de energia elétrica, isso representou economia de 23%.
Fonte: Agência Brasil
domingo, 16 de outubro de 2011
Bancários decidem amanhã se acabam com a greve e voltam ao trabalho na 3ª feira
Os 483 mil bancários de todo o país decidem amanhã (17), em assembleias marcadas para as 18h, se acabam com a greve, que vai completar 21 dias - a mais longa da categoria desde 2004, quando a paralisação durou 30 dias. Na última sexta-feira (14), os representantes dos trabalhadores e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) chegaram a um acordo para encerrar o movimento. A proposta prevê reajuste salarial de 9%, que inclui a inflação dos últimos 12 meses até setembro último mais 1,5% de aumento real, além de outras melhorias financeiras.
Na reunião de sexta, também foi proposta a valorização do piso com correção de 12%. Com isso, ele passará para R$ 1.400 (aumento real de 4,3%). Ficou acertado ainda uma elevação do percentual para o cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
“Houve avanço nos pontos que considerávamos essenciais, como aumento real, melhoria do piso e do PLR”, disse a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Juvandia Moreira. A entidade representa 16 municípios, com 138 mil trabalhadores.
Além de concordar em não descontar os dias parados, assinalou Juvandia, os representantes dos banqueiros assumiram o compromisso informal de ampliar o número de vagas nas agências. “No caso da Caixa Econômica Federal [CEF], tivemos a garantia de 5 mil novas contrações”. A dirigente sindical vai defender a aprovação da proposta patronal.
Por meio de nota, o presidente do Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Carlos Cordeiro, também defendeu o fim da greve. “As novas propostas são resultado de um intenso processo de mobilização e negociação, que é o caminho que sempre defendemos, sem interferência de atores externos, para que os trabalhadores possam consolidar e avançara nas suas conquistas.”
No comunicado, a Contraf-CUT informou ainda que foram obtidas outras conquistas, como a proibição de que seja divulgado rankings individuais dos funcionários, o que permite coibir a cobrança das metas abusivas. Os dias parados deverão ser compensados com a extensão de duas horas nas jornadas até o próximo dia 15 de dezembro.
Agência Brasil
sábado, 15 de outubro de 2011
MENSAGEM AO DIA DO PROFESSOR
Eu me lembro de você, PROFESSOR, eu me lembro e muito. A sua paciência, o seu amor multiplicado por quarenta,na doação sem limites, sem restrições.
Mas eu não via, não sentia essas malhas de carinho que me envolviam, que me tocavam e se transformavam em luz.
Eu recebia, mas não reconhecia você plantou uma semente dentro de mim, que agora eu sinto, germinou, cresceu, virou botão e floresceu.
Mas só agora, quando a distância de você se conta em anos de vida, eu parei para pensar e a sua figura cresceu dentro de mim. Parece até que eu voltei a ouvir a sua voz e senti a sua presença em tudo que fiz, em tudo que vivi.
Você foi o pegureiro das minhas ações, das minhas determinações. Foi sua voz que me levantou nas horas difíceis, que me deu novas forcas, que mostrou que cada dia é uma nova renovação...
Começa hoje o horário de verão
O horário de verão 2011/2012 começará às 0h do dia 16 de outubro de 2011. A mudança de horário afetará apenas as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e vai até às 0h de 26 de fevereiro de 2012.
O horário de verão, que também é adotado em outros países, tem como objetivo a economia de energia. Mas como isso ocorre? Durante o verão, os dias são mais longos. Assim, adiantando os relógios em uma hora, é possível aproveitar melhor a luz solar no período da noite, o que economiza energia.
Até 2003, o horário de verão ocorria na maior parte dos estados brasileiros. Contudo, como as regiões Norte e Nordeste estão mais próximas à linha do Equador, em seus estados a duração do dia não é muito afetada. Por causa disso, a mudança no horário não causaria economia de energia.
Atualmente, os estados afetados pelo horário de verão são definidos através de um decreto assinado em 2008. Ele ocorre apenas no Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
sexta-feira, 14 de outubro de 2011
Russo, assistente de palco da Globo, recebe alta, diz hospital no Rio
O assistente de palco Antônio Pedro de Souza Silva, conhecido como Russo, de 81 anos, recebeu alta do Hospital Rio Mar na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade, no início da noite desta quinta-feira (13). Ele estava em um quarto, depois de passar pela Unidade Coronariana do local. As informações foram confirmadas pela assessoria do próprio hospital.
Na segunda-feira (3), Russo foi submetido a uma cirurgia de revascularização do miocárdio. A operação durou quatro horas e transcorreu sem problemas.
De acordo com a Rede Globo, Russo sentiu fortes dores no peito no dia 27 de setembro e precisou de atendimento médico.
Gianecchini
Câncer pode ser uma dádiva para mim, diz Reynaldo Gianecchini
Reynaldo Gianecchini em cena do vídeo da campanha publicado nesta quinta-feira (13
Em um depoimento emocionado, o ator Reynaldo Gianecchini falou publicamente sobre o processo que levou ao seu diagnóstico de câncer linfático. A declaração foi dada como colaboração para a campanha Movimento contra o Linfoma, da Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia). O vídeo, gravado no último dia 06 de outubro, foi divulgado nesta quinta-feira (13).
“Acredito que pode ser uma dádiva para mim”, afirma o ator. “Durante este um mês em que eu fiquei esperando o resultado, em vez de eu ficar muito mal, foi o contrário. Eu e minha família, a gente foi se iluminando. Buscando uma força que talvez a gente não soubesse que a gente tinha”.
Gianecchini contou como foram as etapas até seu diagnóstico. "Nunca imaginei que teria essa doença", afirma. "Todo ano tinha uma coisinha. Aí começaram a aparecer umas alergias", relata. Depois da biópsia, ele esperou um mês para ter o diagnóstico oficial com o tipo de linfoma. "Eu tenho linfoma que é um tipo de célula T, que é um pouquinho mais complicado (...). E não bastando ser o T, é um câncer bem raro".
G1
Reynaldo Gianecchini em cena do vídeo da campanha publicado nesta quinta-feira (13
Em um depoimento emocionado, o ator Reynaldo Gianecchini falou publicamente sobre o processo que levou ao seu diagnóstico de câncer linfático. A declaração foi dada como colaboração para a campanha Movimento contra o Linfoma, da Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia). O vídeo, gravado no último dia 06 de outubro, foi divulgado nesta quinta-feira (13).
“Acredito que pode ser uma dádiva para mim”, afirma o ator. “Durante este um mês em que eu fiquei esperando o resultado, em vez de eu ficar muito mal, foi o contrário. Eu e minha família, a gente foi se iluminando. Buscando uma força que talvez a gente não soubesse que a gente tinha”.
Gianecchini contou como foram as etapas até seu diagnóstico. "Nunca imaginei que teria essa doença", afirma. "Todo ano tinha uma coisinha. Aí começaram a aparecer umas alergias", relata. Depois da biópsia, ele esperou um mês para ter o diagnóstico oficial com o tipo de linfoma. "Eu tenho linfoma que é um tipo de célula T, que é um pouquinho mais complicado (...). E não bastando ser o T, é um câncer bem raro".
G1
Paraíba está em 3º lugar no ranking nacional da insegurança alimentar
Dia Mundial da Alimentação será no próximo domingo, 16, e a Paraíba ainda luta para sair da insegurança alimentar. Cerca de 600 mil pessoas se alimentam menos de três vezes ao dia no Estado, segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Com o lamentável déficit, a Paraíba está no 3º lugar do ranking nacional, ficando atrás dos estados de Roraima e Maranhão.
Para sair dessa problemática, entidades e órgãos defensores dos Direitos Humanos, como o Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea) e o Centrac, trabalham campanhas e ações de conscientização ao direito básico do alimento. Vale lembrar que o Centrac é uma das organizações que compõe a Articulação do Semi-Árido (Asa), engajada na luta pelo direito à alimentação saudável. A Asa estimula a produção livre de agrotóxicos e a preservação das sementes nativas.
O presidente do Consea, Arimatéia França, disse que o foco da alimentação precária na Paraíba está nas pequenas cidades e na zona rural. “Nas estatísticas do PNUD, a capital João Pessoa possui 38 mil pessoas se alimentando mal. Mas as cidades de até 10 mil habitantes e a zona rural são áreas que apresentam quadro de maior risco, devido às distâncias, falta de água e outros problemas”, ressaltou.
Uma das ações da Secretaria de Desenvolvimento Humano (SEDH) é inserir a Paraíba no Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). A adesão oficial ao Sistema será na 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar, em novembro, na Bahia. A Conferência paraibana foi realizada em setembro, na cidade de Lagoa Seca. Depois da adesão, será criado o Plano Estadual da Sisan.
Para acelerar o trabalho, o governo estadual inaugurou, na semana passada, o Núcleo de Segurança Alimentar e Nutricional. “Vamos fazer um levantamento, junto à população, depois incluir as pessoas nos programas de assistência social dos governos, como o Bolsa Família”, explicou a coordenadora do Núcleo, Jacileide Lopes. Ela acredita que muitos nem sabem que têm direito à alimentação. Informação e cadastramento das pessoas serão os primeiros passos do Plano.
Contra a Fome A celebração do Dia Mundial da Alimentação, criado no dia 16 de outubro de 1945, é promovida em todo o planeta pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). Neste ano, acontecerão atividades de 11 a 17 deste mês. A informação precisa circular: estimativas recentes da FAO revelam que cerca de 1 bilhão de pessoas passam fome em todo o mundo.
Os objetivos desse Dia são estimular uma maior atenção à produção agrícola em todos os países e um maior esforço para acabar com a fome. A criação da logomarca da campanha desse ano, um “feijão globalizado”, unifica as diferentes culturas alimentares que convivem no Brasil. Além de ser um produto preferencial da agricultura familiar e de excelente valor nutricional.
Redação iParaíba com Ascom
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
Brasil é o terceiro em número de spams, segundo pesquisa
O Brasil é o terceiro colocado em um ranking de países com o maior número de spams, segundo pesquisa da fabricante de softwares de segurança AVG sobre ameaças on-line. Os Estados Unidos são o primeiro país em spam com Índia no segundo lugar.
De acordo com o estudo "Relatório Mundial de Ameaças à Segurança", desenvolvido entre julho e setembro de 2011, a maioria dos spams está em inglês, o que coloca os EUA na primeira posição. Cerca de 35% dos spams originam dos EUA, com 5,48% vindo da Índia e 5,41% do Brasil.
A pesquisa afirma também que os usuários precisam ficar atentos aos crimes cometidos com celulares, usando as operadoras de telefonia móvel para coletar dinheiro e com o Trojan Android, que grava as chamadas e mensagens SMS para capturar informações confidenciais como dados de contas bancárias.
Falsos antivírus continuam como a principal ameaça na web, segundo o estudo. O aplicativo para liberar o game "Angry Birds" nos celulares com Android é o programa malicioso mais acessado.
G1
Tags: spam, primeiro, ranking, softwares de segurança, ameaças on-line, índia, segundo lugar,
Brasil terá duas fábricas de telas para tablets, diz ministro
O ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, afirmou nesta quinta-feira (13) que o Brasil terá duas fábricas de telas sensíveis ao toque para tablets. Ele se reuniu no Palácio do Planalto com a presidente Dilma Rousseff e o executivo Terry Gou, o presidente da Foxconn, empresa de Taiwan que produz os iPhones e iPads da Apple e que será responsável pela fabricação das telas.
“Será mais de uma fábrica. Neste momento estamos discutindo a primeira fábrica, mas a primeira fábrica já vai estar associada a uma segunda fábrica. A área de construção dessa fábrica é 1,5 km por 1,5 km de área construída, para vocês terem ideia do tamanho e da complexidade”, disse Mercadante.
O ministro disse que não está definido o local onde as fábricas serão instaladas nem se as duas ficarão no mesmo estado, mas destacou que as instalações serão em cidades próximas a um aeroporto internacional.
“Precisa de muita energia, muita água, muita logística. Precisa de um aeroporto internacional que dê suporte a voos diários para poder suprir os componentes que são necessários nessa indústria. Portanto, a escolha do local tem exigido uma pesquisa muito complexa. Seis estados brasileiros têm participado desse processo de consulta”, afirmou o ministro.
Mercadante afirmou ainda que o governo brasileiro vai exigir da Foxconn "transferência irrestrita de tecnologia" para que possa fabricar os produtos no Brasil.
Segundo Mercadante, a fabricação dos tablets pela Foxconn será feita em parceria com empresas nacionais. “Nós ainda precisamos concluir essa negociação, porque ela envolve parceiros nacionais. A presidenta quer que haja transferência tecnológica sem condições, portanto ampla, geral e irrestrita. Isso significa muito investimento em recursos humanos e parceiros no Brasil que sejam capazes de acompanhar essas exigências”, disse.
Mercadante afirmou ainda que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) vai participar do processo de investimento necessário à construção das fábricas. "Estamos falando de bilhões. O BNDES é indispensável nesse processo", disse.
O ministro não quis especificar um prazo para a construção das fábricas, mas destacou que os empresários enxergam a Copa do Mundo de 2014 como um "alvo". "Eu imagino que os empresários, inclusive eles [da Foxconn], olham para esse evento como um alvo importante. Porque as Copas do Mundo sempre alavancam muito esses componentes eletro-eletrônicos", disse.
Ao deixar a reunião, o presidente da Foxconn reafirmou que a empresa pretende investir no Brasil US$ 12 bilhões em quatro ou seis anos. "Não há mudanças. vamos investir US$ 12 bilhões em quatro ou seis anos. Isso vai depender da capacidade de engenharia local", afirmou Terry Gou.
A visita de Gou acontece no mesmo dia em que o governo oficializou a isenção de PIS e Cofins para tablets produzidos no Brasil. A Foxconn é a maior fabricante de componentes eletrônicos do mundo e condicionava o início da produção no país à concessão de incentivos fiscais que já eram oferecidos para outros produtos de informática. Com a medida de redução de impostos, os preços dos tablets devem cair mais de 30%, de acordo com o Ministério das Comunicações.
Os incentivos fiscais começam a valer a partir desta quinta, de acordo com publicação da medida provisória que estimula a fabricação dos aparelhos no país com isenção de PIS e Cofins no "Diário Oficial da União".
G1
Tags: ministro, ciência e tecnologia, aloizio mercadante, fábricas de telas sensíveis, tablets, presidente, dilma rousseff,
SBT é multado em R$ 1 milhão por “merchandising” em programa infantil. Multa foi dada pelo Ministério da Justiça
O Ministério da Justiça vai multar o SBT em R$ 1 milhão por publicidade infantil disfarçada. Segundo o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, programas infantis, como “Bom Dia & Companhia” e “Carossel Animado”, fazem o chamado merchandising durante a exibição de jogos. Isso acontece quando os apresentadores anunciam a marca dos prêmios em vez dos nomes dos produtos.
A multa administrativa é inédita. Será publicada nesta terça-feira, véspera do Dia das Crianças, no “Diário Oficial”. Baseia-se nos artigos 36 e 37 do Código de Defesa do Consumidor. O primeiro diz que “a publicidade deve ser veiculada de tal forma que o consumidor, fácil e imediatamente, a identifique como tal”. O segundo observa que “é proibida toda publicidade enganosa ou abusiva”, incluindo nestes casos o anúncio que “se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança”.
Circulam no Congresso vários projetos que pretendem proibir ou limitar a publicidade dirigida a crianças. Hoje, ela é permitida no Brasil, mas sujeita a algumas regras. A menção a produtos no meio dos programas, o “merchandising”, também é autorizado, desde que “a técnica seja facilmente percebida como publicitária, o que não ocorre nos programas infantis multados”, segundo o Ministério da Justiça.
Em junho, o Grupo de Trabalho de Comunicação Social da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal (MPF), depois de avaliar programas infantis exibidos pelo SBT, nos quais os apresentadores anunciavam produtos voltados para o público infantil, classificou a prática como “ilegal”.
Segundo o MPF, “o abuso contra a criança fica mais explícito, pois a apresentadora infantil avaliza os produtos que o anunciante lhe paga para endossar, confundindo-as, enganando-as e traindo sua confiança”.
quarta-feira, 12 de outubro de 2011
Educação vai discutir criação de dia de combate ao bullying
A Comissão de Educação e Cultura vai realizar audiência pública, ainda sem data marcada, para debater a criação do Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência nas escolas.
O bullying é a expressão em inglês que significa intimidação. É um ato de violência física ou psicológica, como ofensas verbais, humilhações, exclusão e discriminação, intencionais ou repetitivas, praticado por uma ou mais pessoas.
O deputado Artur Bruno (PT-CE) solicitou o debate para que seu projeto de lei (1015/11), que propõe a data possa ser reapresentado. O deputado assinala que o bullying e a violência nas escolas têm repercussões negativas no processo pedagógico, em relação às crianças e aos adolescentes.
Artur Bruno sugere que o dia nacional seja 8 de abril, mesma data em que ocorreu o massacre na Escola Tasso da Silveira em Realengo, no Rio de Janeiro, onde 12 crianças foram mortas por um ex-aluno da instituição. Os indícios noticiados eram de que o homicida teria sido vítima de bullying de seus colegas, na época em que estudava na escola, e por isso quis se vingar.
De acordo com o deputado, a intenção do debate é reexaminar as bases do processo educacional, incluindo uma investigação aos fatores sociais, culturais e psíquicos que têm motivado a difusão da violência desmedida e doentia entre jovens. “A educação não deve ser pensada apenas como instrumento de repasse de conteúdos informacionais ou disciplinares, mas principalmente como fundamento civilizatório baseado no humanismo e na ética, promovendo os valores da solidariedade e princípios que construam uma sociedade mais justa.”
Pela legislação atual, a instituição de uma data nacional apenas pode ser proposta após a realização de um evento ou a manifestação de apoio de entidades ligadas ao setor. O PL 1015/11 foi devolvido ao deputado Artur Bruno por não ter havido a manifestação da sociedade.
Fonte: Agência Câmara
TST determina fim da greve dos Correios a partir de quinta-feira
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou hoje (11) que os trabalhadores dos Correios, em greve há 28 dias, voltem ao trabalho a partir de quinta-feira (13), já que amanhã (12) é feriado nacional. No julgamento do dissídio coletivo pela Seção Especializada em Dissídios Coletivos (SDC), os ministros também autorizaram a empresa a descontar no salário dos grevistas o equivalente a sete dias de greve e os demais 21 dias de paralisação devem ser compensados com trabalho extra nos fins de semana. No caso de descumprimento da determinação, a multa diária estabelecida foi R$ 50 mil.
O relator do processo, ministro Maurício Godinho Delgado, considerou a greve não abusiva e sugeriu que todos os dias não trabalhados fossem apenas compensados com trabalho extra, e não com o desconto no salário dos trabalhadores. Já o presidente do TST, ministro João Oreste Dalazen, defendeu o desconto de todos os dias parados. Segundo ele, a legislação determina que a empresa não tem obrigação de pagar pelos dias em que os serviços não foram prestados, pois a greve implica em uma quebra de contrato entre empresa e trabalhadores.
Para Dalazen, houve falta de razoabilidade e de bom-senso na condução da greve pelos trabalhadores. “A solução negociada deveria ter sido alcançada em diversos momentos e não se alcançou por falta de sensibilidade e porque há pessoas infiltradas no movimento paredista que talvez estejam mais interessadas em que haja uma radicalização de posições. A greve em determinados momentos teve contornos inequivocadamente políticos”.
Em relação às cláusulas financeiras, os ministros determinaram que sejam cumpridos os pontos do acordo firmado na primeira audiência de conciliação entre as partes, que prevê o aumento real de R$ 80 a partir de 1º de outubro e reajuste linear do salário e dos benefícios de 6,87% retroativo a 1º de agosto.
Durante o julgamento do dissídio, o advogado da Federação Nacional dos Trabalhadores de Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect), Gustavo Ramos, disse que os trabalhadores jamais tiveram a intenção de lesar a sociedade. Ele sustentou que a greve foi pacífica e argumentou que a melhor forma de solucionar a questão dos dias parados é a compensação com trabalho, o que evitaria o pagamento de horas extras para que o serviço fosse colocado em dia.
O advogado dos Correios, Jeferson Carús Guedes, alegou que a greve é abusiva especialmente pela natureza essencial do serviço prestado pela empresa. Ele também solicitou que o TST determinasse o desconto dos dias não trabalhados do salário dos grevistas.
Os Correios instauraram o dissídio coletivo no TST no fim de setembro, depois da falta de acordo entre a empresa e os trabalhadores sobre os termos do acordo coletivo. Foram realizadas duas audiências de conciliação mediada pelo TST e uma reunião com o ministro relator. Na primeira audiência, as duas partes chegaram a um consenso, mas a proposta foi rejeitada pelos 35 sindicatos da categoria. Nos outros dois encontros, não foi possível chegar a um acordo, por isso, a questão foi julgada pela SDC.
A última greve dos Correios ocorreu em 2009 e durou 12 dias. A maior greve foi em 1994, quando os trabalhadores ficaram parados por 32 dias, e a questão também foi decidida pelo TST.
Agência Brasil
Assinar:
Postagens (Atom)